Por meio do Programa de Estímulo à Mobilidade Internacional do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, intitulado PPGECM-Internacional, o doutorando Francisco Ivanildo de Sousa iniciou seu plano de trabalho na Faculdade de Educação da Universidad de Burgos, sob a supervisão do Prof. Dr. Miguel Ángel Queiruga Dios. Desde novembro, o discente tem realizado atividades de ensino e pesquisa com investigadores e estudantes da instituição. Dentre os primeiros momentos, destacam-se a coordenação de um grupo de pesquisa na elaboração de um taller na disciplina Educação Ambiental, a participação em aulas para futuros professores de ciências e a elaboração de instrumentos de pesquisa para investigar concepções de professores e mestrandos da área de química.

De 4 a 6 de dezembro de 2023, ocorreu o I Encontro dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Educação Matemática e Científica (e-PEMCI), na Universidade Federal do Pará (UFPA). Em sua conferência de abertura, o Prof. Dr. Carlos Eduardo Mathias Motta, da Universidade Federal Fluminense (UFF), apresentou questões importantes e provocadoras a partir da “Perspectiva de avaliação e seus instrumentos”, refletindo, entre outros pontos, sobre a necessidade de ir além das provas e pensar em perspectivas formativas de avaliação. Durante os dias de programação, foram criados espaços para apresentação de trabalhos, autoavaliação e compartilhamento de experiências.

Está em ação o projeto “Bora lá: Educação Matemática para professores e alunos dos anos iniciais”, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Cultura Amazônica (GEMAZ) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática da Matemática (GEDIM) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA, o projeto tem levado oficinas, palestras e outras atividades de formação continuada às escolas municipais. Em novembro, o projeto alcança quatro escolas, duas da região continental e duas da região insular, e aproximadamente 50 professores.

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGECM-IEMCI-UFPA), no uso de suas atribuições legais, publica edital de seleção interna ao Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) em conformidade aos editais CAPES PDSE Nº 30/2023 e PDSE/PROPESP Nº 24/2023, com o objetivo de selecionar doutorandos para intercâmbio científico e a qualificação acadêmica de discentes do Brasil, por meio da concessão de bolsas no exterior na modalidade Doutorado Sanduíche.

Entre os dias 25 e 29 de setembro de 2023, a delegação do PPGECM-UFPA se fez presente no II Congresso Internacional da Rede de Pós-Graduação em Educação da América Latina e III Congresso Latino-Americano de Estudantes e Egressos dos Programas de Pós-Graduação em Educação, que tinham como tema comum “Horizontes educativos en América Latina: Innovación, diversidad y cultura” e a sede na Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP), em Lima.

A Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), receberá o XXII Encontro Nacional de Ensino de Química (XXII ENEQ), no período de 9 a 12 de setembro de 2024. O evento é promovido pela Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ), com apoio da Sociedade Brasileira de Química (SBQ), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e da Universidade do Estado do Pará (UEPA). Também participam da organização do evento os Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) e em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC).

O I Encontro dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), intitulado como I e-PEMCI, ocorre de 4 a 6 de dezembro de 2023, na Universidade Federal do Pará (UFPA). O evento é uma realização dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) e de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM-REAMEC), com intuito de integrar os seus docentes, discentes e egressos, proporcionando oportunidades de autoavaliação e difusão sobre suas pesquisas e produções educacionais. As inscrições são gratuitas e iniciam em 1º de outubro e se estendem até 4 de dezembro de 2023.

O Grupo Ruaké (Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão) realizou, na quarta-feira, 13 de setembro, no Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), uma programação que apresentou e discutiu abordagens de pesquisa nas áreas de Educação em Ciências e Educação Matemática sob perspectiva da inclusão. O evento contou com mesas redondas e um exame de qualificação de doutorado.

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará (UFPA), no uso de suas atribuições legais e regimentais, comunica:

A Prova Escrita, primeira fase do Processo Seletivo do PPGECM/UFPA de Mestrado e Doutorado acadêmicos, será realizada neste dia 25/09, segunda-feira, com início às 14h. Recomenda-se aos candidatos que cheguem com antecedência mínima de 30 minutos ou 1 (uma) hora do início da prova para a devida conferência dos documentos de identificação. É imprescindível estar de posse de seu número de inscrição, pois é ele que estará identificado na capa de sua prova. Os candidatos deverão escrever com caneta esferográfica não apagável nas cores azul ou preta. A realização da prova deverá ocorrer em até 4 (quatro) horas e não será permitido o uso de aparelhos celulares, smartphone, tablets, computadores ou similares durante sua realização.

Consulte o comunicado na íntegra clicando aqui.

De 18 a 20 de setembro de 2023, o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM-UFPA) recebe o Prof. Dr. Pierre Job, da ICHEC Brussels Management School (Bélgica) para programação acadêmico científica. As atividades iniciam com a realização do Atelier (Oficina), no dia 18 de setembro, das 8h às 12h e das 14h às 17h. Já no dia 19 de setembro, a partir das 8h, ocorre a conferência "É possível conceber um modelo didático comum ao Brasil e à Bélgica que sirva de referência epistemológica para questões de ensino e aprendizagem do cálculo diferencial e integral?". No último dia de programação, o pesquisador terá uma agenda de trabalho com os cursos de Engenharia, das 8h às 12h e das 14h às 17h.

No dia 13 de setembro de 2023 (quarta-feira), o RUAKÉ - Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão realiza evento que comemora seus 10 anos de atividade, com o título "Abordagens de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemática e Inclusão", a partir das 8h30, no Auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). A atividade é aberta ao público e as inscrições estão abertas por meio de formulário online, até 08 de setembro (sexta-feira).