No dia 26 de maio (quinta-feira), a partir das 17h30, no Núcleo de Artes da Universidade Federal do Pará (UFPA), será lançado o livro Artes Matemáticas, Ciências e Técnicas na Amazônia do Século XVIII: entre práticas socioculturais em cenários integrados, com a palestra do autor, Prof. Dr. Iran Abreu Mendes, sobre o tema discutido na obra. Em seguida, haverá sessão de autógrafos. O evento será aberto ao público e será necessária apresentação de carteirinha de vacinação contra a COVID-19.

O livro é o retrato do sonho de muitos desbravadores que fizeram da Amazônia o seu campo de atuação profissional e científico. Na obra, como diz o prefácio de Sérgio Nobre, o autor nos brinda com um exuberante passeio histórico, apresentado por meio de cenários, com seu enredo artístico.

No dia 26 de maio (quinta-feira), das 17h às 18h, a Profa. Dra. Wilma de Nazaré Baía Coelho (UFPA) recebe a Profa. Me. Rosa Margarida de Carvalho Rocha (Sankofa-GEAPS) para a 3ª Roda de Conversas do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Núcleo GERA), dando continuidade aos debates sobre “Perfis Docentes”.

A atividade é aberta ao público e possui vagas limitadas. A inscrição deve ser realizada por meio de formulário, disponível aqui.

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA) promoverá, entre 15 de junho e 15 de julho de 2022, mais uma edição do Seminário Avançado de Pesquisa da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (SAPPECIM 2022). O Seminário foi idealizado para que os alunos do curso de Doutorado apresentem o item curricular obrigatório “Seminário Avançado I” conjuntamente, de modo que as suas pesquisas em andamento sejam avaliadas por professores e conhecidas pela comunidade do PPGECM.

Por meio do Projeto de Extensão “Espanhol Instrumental para a Comunidade Acadêmica do IEMCI”, coordenado pela Profa. Dra. Lilian Cristina Barata Pereira Nascimento, será ofertado o Curso de Espanhol Instrumental (Habilidade Leitora) para docentes, discentes e técnicos-administrativos do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir de 10 de maio de 2022 (até março de 2023).

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM-UFPA), com auxílio de docentes, técnicos-administrativos e bolsistas de pós-graduação, disponibiliza tutoriais para solicitação de matrícula e serviços e fluxogramas norteadores aos discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado. Os materiais possuem orientações  que permitem conhecer mais os procedimentos e itens curriculares obrigatórios e eletivos durante a permanência dos mestrandos e doutorandos no Programa.