No dia 18 de abril de 2024 (quinta-feira), o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica (GEMAZ), promoverá palestras com foco em avaliação e matemática humanística. As atividades serão ministradas pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Mathias Motta, nos turnos da manhã e da tarde.

O intercâmbio científico com centros de excelência e a qualificação de pesquisadores brasileiros integram os objetivos do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Edital n. 05/2023, o doutorando Mizael Carvalho de Souza foi selecionado e iniciou, em abril de 2024, as atividades na Escuela de Educación Física da Pontíficia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV), Campus Sausalito, em Viña Del Mar (Chile).

Com foco na formação de professores do Ensino Fundamental, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Cultura Amazônica (GEMAZ) e o Subgrupo de Pesquisa e Estudo em Educação Estatística e Probabilidade na Formação de Professores da Educação Básica (GEDIM Statistic), vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEDIM), dão continuidade às atividades do projeto de extensão “Bora lá: Educação Matemática para professores e alunos dos anos iniciais”. Nos dias 04 e 05 de abril, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Bragança, os integrantes do projeto participaram da II Etapa da Jornada Pedagógica de 2024 realizando oficinas voltadas à matemática e à estatística, na Escola Municipal Professora Julia Quadro Peinado.

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGECM-IEMCI-UFPA), no uso de suas atribuições legais, publica edital de seleção interna ao Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) em conformidade aos editais CAPES PDSE Nº 6/2024 e PDSE/PROPESP Nº 13/2024, com o objetivo de selecionar doutorandos para intercâmbio científico e a qualificação acadêmica de discentes do Brasil, por meio da concessão de bolsas no exterior na modalidade Doutorado Sanduíche, no período de 3 (três) a 6 (seis) meses.

Receber os novos discentes, refletir sobre as diferentes perspectivas de ciência, reconhecer a pós-graduação como espaço de formação e publicizar o que vem sendo pesquisado são algumas das ações que marcaram o início das atividades de 2024, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA). No dia 18 de março, a programação proporcionou momentos de apresentação, integração e discussão para a comunidade do Programa, lembrando que o objetivo deste espaço é a formação de mestres e doutores diferenciados na Amazônia e, cada vez mais, para o mundo.

O início das atividades acadêmicas do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), em 2024, será marcado pela aula inaugural magna “Formação da mentalidade científica na pós-graduação: estratégias para internacionalização”, a ser ministrada pelo Prof. Dr. Gilson Volpato, uma das grandes referências nacionais quando o assunto é Ciência e Redação Científica. A aula ocorre presencialmente, no dia 18 de março de 2024, no auditório do Instituto de Geociências (IG), no Campus Básico da UFPA, com programação a partir das 8h. As inscrições são realizadas por meio de formulário online.

No período de 12 a 14 de março de 2024, das 10h30 às 12h, o Subgrupo de Pesquisa e Estudo em Educação Estatística e Probabilidade na Formação de Professores da Educação Básica (GEDIM STATISTIC), vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEDIM) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), promove o curso de extensão Teoria de Resposta ao Item (TRI), com o Prof. Dr. Heliton Ribeiro Tavares, da Universidade Federal do Pará (UFPA). O curso ocorrerá de forma híbrida, tendo o Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA como local dos encontros presenciais, mas com a possibilidade de participação remota.

A Profa. Dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves recebeu no dia 12 de janeiro a medalha Francisco Caldeira Castelo Branco. Considerada a maior honraria do município de Belém, a comenda Francisco Caldeira Castelo Branco é destinada a agraciar pessoas e instituições por relevantes serviços prestados à Capital Paraense. A honraria foi entregue pelo prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, em cerimônia oficial no Palácio Antônio Lemos, como parte das comemorações do aniversário de 408 anos de Belém. Foram agraciadas com a medalha mais de 20 personalidades, que contribuíram, no ano de 2023, para o crescimento da capital paraense, em diversos segmentos, como na política, educação, economia, cultura. A honraria foi instituída em 1978 por meio de decreto municipal e homenageia o capitão português Francisco Caldeira Castelo Branco, fundador da cidade de Belém.

Por meio do Programa de Estímulo à Mobilidade Internacional do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, intitulado PPGECM-Internacional, o doutorando Francisco Ivanildo de Sousa iniciou seu plano de trabalho na Faculdade de Educação da Universidad de Burgos, sob a supervisão do Prof. Dr. Miguel Ángel Queiruga Dios. Desde novembro, o discente tem realizado atividades de ensino e pesquisa com investigadores e estudantes da instituição. Dentre os primeiros momentos, destacam-se a coordenação de um grupo de pesquisa na elaboração de um taller na disciplina Educação Ambiental, a participação em aulas para futuros professores de ciências e a elaboração de instrumentos de pesquisa para investigar concepções de professores e mestrandos da área de química.

De 4 a 6 de dezembro de 2023, ocorreu o I Encontro dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Educação Matemática e Científica (e-PEMCI), na Universidade Federal do Pará (UFPA). Em sua conferência de abertura, o Prof. Dr. Carlos Eduardo Mathias Motta, da Universidade Federal Fluminense (UFF), apresentou questões importantes e provocadoras a partir da “Perspectiva de avaliação e seus instrumentos”, refletindo, entre outros pontos, sobre a necessidade de ir além das provas e pensar em perspectivas formativas de avaliação. Durante os dias de programação, foram criados espaços para apresentação de trabalhos, autoavaliação e compartilhamento de experiências.

Está em ação o projeto “Bora lá: Educação Matemática para professores e alunos dos anos iniciais”, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Cultura Amazônica (GEMAZ) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática da Matemática (GEDIM) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA, o projeto tem levado oficinas, palestras e outras atividades de formação continuada às escolas municipais. Em novembro, o projeto alcança quatro escolas, duas da região continental e duas da região insular, e aproximadamente 50 professores.