O Encontro dos Programas de Pós Graduação do Instituto de Educação Matemática e Científica (E-PEMCI) é uma ação que integra os Programas de Pós Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), Programa de Pós Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) e a Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC), com objetivo de autoavaliação dos PPG’s envolvidos e fomentar diálogos e difusão científica entre docentes, discentes e egressos, através da socialização de pesquisas em andamento ou concluídas, incluindo experiências pedagógicas e produtos educacionais vinculados ao campo profissional docente.

A primeira edição do encontro ocorreu no período de 4 a 6 de dezembro de 2023, contou com 230 inscritos entre discentes, docentes e egressos dos PPG’s. O encontro proporcionou a exposição de 20 mostras educacionais, 21 comunicações científicas apresentadas em sessões de pôsteres e execução de 9 oficinas, fornecendo um ambiente para a troca de experiências, com foco nas potencialidades e desafios enfrentados pelos PPGs. A socialização das produções científicas, incluindo práticas pedagógicas e produtos educacionais, fortaleceu o vínculo entre os pares e contribuiu para o desenvolvimento da pesquisa na área.

Neste sentido, a segunda edição do encontro, ocorrerá nos dias 25 e 26 de novembro e dará continuidade à sua iniciativa de autoavaliação e fomento ao diálogo científico com a realização do II E-PEMCI. Dessa forma, o E-PEMCI 2024 mantém seu propósito de autoavaliação dos programas de pós-graduação, buscando identificar não apenas as potencialidades e limitações dos PPGs, mas também as demandas institucionais e as políticas necessárias para seu aprimoramento. Além disso, o evento visa intensificar os diálogos científicos entre os diferentes públicos, reforçando a importância da pesquisa colaborativa e da construção coletiva de conhecimento.

RESULTADO DAS OFICINAS APROVADAS

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O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará torna público o processo seletivo para a concessão de uma bolsa de pós-doutorado no âmbito do Programa Institucional de Bolsas de Pós-Doutorado (PIPD), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), conforme Portaria nº 282, de 4 de setembro de 2024. O objetivo é preencher uma vaga de bolsa de pós-doutorado, que será concedida de acordo com a classificação dos candidatos aprovados. A bolsa disponível terá duração inicial de 12 meses, podendo ser renovada por até 24 meses. O plano de trabalho dos candidatos deverá alinhar-se aos objetivos do PIPD/CAPES e às linhas de pesquisa do PPGECM/UFPA. 

Maiores informações acesse o Edital.

1º Retificação do Edital (13/11/2024)

Homologação das Inscrições (12/12/2024)

Resultado Preliminar (18/12/2024)

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGECM-UFPA) prorrogou novamente as inscrições para seleção aos cursos de mestrado e doutorado, para ingresso em 2025. As inscrições poderão ser realizadas até 23 de agosto de 2024, via SIGAA. Os candidatos podem emitir o boleto da taxa de inscrição até o dia 21 de agosto de 2024, no Portal de Inscrições da Fadesp.

Com essas alterações, foram divulgados os novos cronogramas do processo seletivo - disponíveis nas respectivas retificações dos editais.

Mais informações estão disponíveis no menu Seleção Atual.

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGECM-UFPA) prorrogou as inscrições para seleção aos cursos de mestrado e doutorado, para ingresso em 2025. As inscrições poderão ser realizadas até 08 de agosto de 2024, via SIGAA. Os candidatos podem emitir o boleto da taxa de inscrição até o dia 07 de agosto de 2024, no Portal de Inscrições da Fadesp.

Mais informações estão disponíveis no menu Seleção Atual.

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA) publicou, no dia 27 de junho de 2024, documentos que normatizam a seleção de propostas de apoio à publicação de artigos científicos em revistas internacionais e nacionais, com autoria de professores e alunos do Programa, e a concessão de recursos para participação de docentes em eventos científicos no Brasil.

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), no dia 19 de junho de 2024, divulgou os editais nº 02/2024 e nº 03/2024, que regem o processo de seleção de discentes para as turmas de Mestrado e Doutorado de 2025 (1º semestre). Atualmente em ampla divulgação, os editais indicam que as inscrições devem ser realizadas no período de 15 a 31 de julho de 2024, exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA-UFPA). Também é importante que os candidatos atentem aos procedimentos necessários para requerimento de isenção ou pagamento da taxa de inscrição. Para os pagantes, é fundamental o cadastro prévio no portal de inscrições da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

A primeira edição do Encontro dos Programas de Pós-Graduação do IEMCI (I e-PEMCI) ocorreu entre os dias 04 a 06 de dezembro de 2023, nas dependências do Instituto e contou com uma extensa programação de palestras, mesas-redondas e apresentação de trabalhos submetidos pelos discentes e professores dos Programas de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), em Docência em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGDOC) e de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM-REAMEC). Esta ação integrada entre os referidos programas teve como proposta promover a autoavaliação e fomentar diálogos e difusão científica entre docentes, discentes e egressos, por meio da socialização de pesquisas em andamento ou concluídas, incluindo experiências pedagógicas e produtos educacionais vinculados ao campo profissional docente.

No dia 18 de abril de 2024 (quinta-feira), o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática e Cultura Amazônica (GEMAZ), promoverá palestras com foco em avaliação e matemática humanística. As atividades serão ministradas pelo Prof. Dr. Carlos Eduardo Mathias Motta, nos turnos da manhã e da tarde.

O intercâmbio científico com centros de excelência e a qualificação de pesquisadores brasileiros integram os objetivos do Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). No Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), por meio do Edital n. 05/2023, o doutorando Mizael Carvalho de Souza foi selecionado e iniciou, em abril de 2024, as atividades na Escuela de Educación Física da Pontíficia Universidad Católica de Valparaíso (PUCV), Campus Sausalito, em Viña Del Mar (Chile).

Com foco na formação de professores do Ensino Fundamental, o Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Cultura Amazônica (GEMAZ) e o Subgrupo de Pesquisa e Estudo em Educação Estatística e Probabilidade na Formação de Professores da Educação Básica (GEDIM Statistic), vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEDIM), dão continuidade às atividades do projeto de extensão “Bora lá: Educação Matemática para professores e alunos dos anos iniciais”. Nos dias 04 e 05 de abril, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Bragança, os integrantes do projeto participaram da II Etapa da Jornada Pedagógica de 2024 realizando oficinas voltadas à matemática e à estatística, na Escola Municipal Professora Julia Quadro Peinado.

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGECM-IEMCI-UFPA), no uso de suas atribuições legais, publica edital de seleção interna ao Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) em conformidade aos editais CAPES PDSE Nº 6/2024 e PDSE/PROPESP Nº 13/2024, com o objetivo de selecionar doutorandos para intercâmbio científico e a qualificação acadêmica de discentes do Brasil, por meio da concessão de bolsas no exterior na modalidade Doutorado Sanduíche, no período de 3 (três) a 6 (seis) meses.