A Universidade Federal de Pará (UFPA) tomou conhecimento dos resultados da aferição dos seus programas de pós-graduação. A avaliação, feita a cada quatro anos, é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), fundação vinculada ao Ministério da Educação (MEC), que atua na expansão e consolidação da pós-graduação Stricto Sensu em todos os estados brasileiros. Os programas de pós-graduação (PPGs) são espaço indispensável para a formação de pesquisadores e para a produção científica no Brasil.

Parabenizamos toda a comunidade do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da UFPA (PPGECM) pela obtenção da Nota 5 (Cinco) após avaliação da CAPES. Agradecemos aos docentes, discentes, bolsistas, técnicos administrativos e egressos do Programa, que certamente contribuíram, cada um com seus esforços, para essa grande conquista!

Especial agradecimento aos professores Iran Abreu Mendes e Tadeu Oliver Gonçalves, que coordenaram o Programa no último quadriênio, conduzindo-nos ao ótimo patamar de consolidação que agora alcançamos nos cursos de mestrado e de doutorado acadêmicos. Estendemos nossos agradecimentos à direção do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) e à toda a equipe da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA (PROPESP), pelo pronto apoio prestado ao desenvolvimento de nossas atividades.

Com este resultado, mostramos nossa força e resiliência em construir uma pós-graduação Stricto Sensu no Ensino de ciências e de matemáticas que forma mestres e doutores há mais de 20 anos na Amazônia. Seguiremos nossa jornada de estudos e produção cientifica, celebrando o que somos e atentos em projetar o que queremos ser daqui a mais duas décadas.

A avaliação quadrienal

A característica central da avaliação da Pós-Graduação é ser realizada por pares, com base em informações anuais públicas e transparentes, registradas em separado por cada PPG na plataforma comum ao Sistema Nacional de Pós-Graduação (SNPG), a Plataforma Sucupira. Os PPGs se distribuem em notas 3 (regular), 4 (bom) e 5 (muito bom), além dos programas excelentes, que possuem notas 6 e 7, constituindo-se em referências para as Áreas.

As notas são atribuídas aos Programas que oferecem cursos de mestrado e de doutorado após complexo processo avaliativo realizado com base nos dados do último quadriênio vigente. Em suma, a CAPES avalia cinco pilares da pós-graduação brasileira, levando em consideração os indicadores qualitativos e quantitativos produzidos pelos PPGs. Outro aspecto muito bem avaliado é a questão da qualidade das teses e das dissertações produzidas.