Clube de Ciências

O Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI/UFPA), ao qual o PPGECM é vinculado, tem como um de seus projetos de extensão o Clube de Ciências (CCIUFPA). Com mais de 30 anos de existência, o CCIUFPA conta com a participação de alunos de diversos cursos de graduação da instituição, além dos mestrandos do Programa que contribuem com as ações de iniciação científica realizadas pelo projeto para crianças e adolescentes, matriculados no ensino fundamental e médio em escolas da rede pública de ensino.  O Clube também se constitui como um espaço de aprendizagem para os alunos que atuam como professores-estagiários, que tem a possibilidade de experimentar novos métodos para o ensino de ciências na Educação Básica. Dessa forma, o trabalho do CCIUFPA busca colocar em prática uma metodologia diferenciada daquela que é utilizada em sala de aula, na transmissão de conteúdos relacionados à Química, Física, Biologia e Matemática. Enquanto espaço de pesquisa, as atividades desenvolvidas pelo Clube tem sido objeto de investigação em teses e dissertações de discentes de programas de pós-graduação. Destaca-se também a realização de cursos e palestras promovidas de forma articulada entre grupos de pesquisa do PPGECM e o CCIUFPA.