O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) é uma das subunidades do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), antigo Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento da Educação Matemática e Científica (NPADC) da Universidade Federal do Pará (UFPA).
O PPGECM visa oferecer aos graduados e formadores de professores das áreas de Ciências (Física, Química e Biologia), Matemática, Educação Ambiental e áreas afins, oportunidade de estudos e pesquisas sobre os fundamentos atuais do ensino e pesquisa na área de Ensino de Ciências e Matemáticas (Área 46 da CAPES), formando pesquisadores na respectiva área; provendo, aos pós-graduandos, embasamento teórico e prático referente à pesquisa em educação em ciências e matemáticas, avaliando as contribuições dessas pesquisas na formação de professores; instrumentalizando os pós-graduandos, de modo que tenham autonomia para refletir e dimensionar sua prática pedagógica, bem como, produzir conhecimentos que possam ser difundidos no ensino de ciências e matemáticas; e criando condições de continuidade de estudos, pesquisa e formação continuada dos professores de ciências e matemáticas, visando a estabelecer uma relação dialogal entre produção científica e a disseminação no contexto escolar.
O referido Programa iniciou em maio de 2002 com o curso de Mestrado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemáticas, o primeiro da região Norte. Em 2009 iniciou o curso de Doutorado Acadêmico em Educação em Ciências e Matemáticas.
Atualmente o PPGECM possui cursos em nível de Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas e está organizado em duas Áreas de Concentração: Educação em Ciências e Educação Matemática; e seis Linhas de Pesquisas: História, Filosofia e Estudos Culturais; Didática e Formação Docente; Práticas Docentes e Diversidade; Linguagens e Práticas Docentes; Ciência, Tecnologia, Sociedade e Educação; e Mente, Cérebro e Educação.
Recebeu nota 5 – avaliação CAPES – quadriênio 2017 a 2020.
MISSÃO DO PPGECM:
Formar pesquisadores/as e formadores/as de professores/as nas áreas de ensino de ciências e matemáticas em perspectivas teórica e epistemológica e de forma orgânica com as demandas da região Amazônica que produzam conhecimentos, explicações e caracterização de fenômenos, nucleações de pesquisas regionais, nacionais e internacionais visando transformação social, sustentável, educacional e científica.
VISÃO DO PPGECM:
Ser referência nacional e internacional pela qualidade de pesquisas e pela formação de professores/as formadores/as nas áreas de ciências e matemáticas, integradas à região Amazônica e ao cenário internacional, a partir do diálogo e de práticas sustentáveis, criativas e inovadoras em respeito à diversidade, desenvolvimento e sustentabilidade socioambiental no campo educacional e científico.
PRINCÍPIOS DO PPGECM:
- A excelência na formação de pesquisadores/as e formadores/as de professores/as nas áreas de ensino de ciências e matemáticas;
- A competência e inovação Científica
- A inserção regional, nacional e internacional
- A sustentabilidade e responsabilidade socioambiental
- A diversidade e inclusão
- A transformação social