O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), no dia 19 de junho de 2024, divulgou os editais nº 02/2024 e nº 03/2024, que regem o processo de seleção de discentes para as turmas de Mestrado e Doutorado de 2025 (1º semestre). Atualmente em ampla divulgação, os editais indicam que as inscrições devem ser realizadas no período de 15 a 31 de julho de 2024, exclusivamente pelo Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA-UFPA). Também é importante que os candidatos atentem aos procedimentos necessários para requerimento de isenção ou pagamento da taxa de inscrição. Para os pagantes, é fundamental o cadastro prévio no portal de inscrições da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

Ao total, o Programa oferta 51 vagas, das quais 26 são para mestrandos e 25 para doutorandos. No curso de Mestrado, 18 vagas são destinadas à ampla concorrência e 4 para ações afirmativas, tendo ainda 2 vagas voltadas para o Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnicos Administrativos (PADT) e 2 para candidatos estrangeiros. Já no curso de Doutorado, são 17 vagas para ampla concorrência, 4 para ações afirmativas, 2 para PADT e 2 para candidatos estrangeiros. Em conformidade com as políticas institucionais da UFPA, essa distribuição de vagas atende às metas de qualificação dos servidores, a internacionalização e a promoção de garantias sociais – a exemplo das vagas para ações afirmativas, destinadas a pessoas autodeclaradas pretas, pardas, indígenas, quilombolas, com deficiência, trans (transgêneros, transexuais e travestis), refugiadas, apátridas e portadoras de visto humanitário.

Em conformidade com os editais, o processo de seleção para os cursos é constituído de quatro etapas: prova escrita (presencial); projeto de pesquisa; arguição referente ao projeto de pesquisa (presencial); e análise curricular. As três primeiras etapas são eliminatórias e classificatórias, com nota mínima para aprovação, e a última é apenas classificatória. No perfil estabelecido para os candidatos, espera-se graduados em Biologia, Física, Matemática, Química ou Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Caso a graduação seja em áreas afins, é necessária a comprovação de produção acadêmica ou experiência docente e/ou de trabalho na área de Educação em Ciências e Matemáticas no período de 2019 a 2023.

Sobre o Programa

O PPGECM-UFPA tem mais de duas décadas atuando da formação de pesquisadores e professores na Amazônia, demonstrando um nível de excelência nacional. No último quadriênio (2017-2020), obteve a nota 5 na avaliação da CAPES. Por meio ações de cooperação institucional e participação em redes, cada vez mais o Programa tem alcançado metas de internacionalização, com o recebimento de estrangeiros e intercâmbios de discentes em grandes universidades europeias e latino-americanas.

Processo Seletivo PPGECM-UFPA 2024-2025
Mestrado e Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas
Inscrições: de 15 a 31 de julho de 2024, via SIGAA-UFPA.
Período para requerer a isenção da taxa de inscrição: 15 e 16 de julho de 2024, via e-mail.
Data limite para gerar boleto da taxa de inscrição: 29 de julho de 2024, via Fadesp.
Para acessar os editais, acesse o menu Seleção Atual ou clique aqui.