O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA) publicou, no dia 27 de junho de 2024, documentos que normatizam a seleção de propostas de apoio à publicação de artigos científicos em revistas internacionais e nacionais, com autoria de professores e alunos do Programa, e a concessão de recursos para participação de docentes em eventos científicos no Brasil.

Por meio do Edital n. 05/2024, são estabelecidos requisitos, procedimentos e cronograma para custeio de despesas com tradução, revisões, preparo de imagens (ou ilustrações), análise de dados estatísticos, pagamento de taxas e assessoria de escrita científica, tendo em vista a publicação de artigo em revista estrangeira ou periódico nacional bem avaliado na área de Ensino, com valor limite de R$ 2.000,00 por proposta. Docentes e discentes podem submeter suas propostas à Coordenação do PPGECM-UFPA até 15 de outubro de 2024, via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.).

Para a participação em eventos nacionais, de modalidade presencial, a Coordenação do PPGECM-UFPA tornou pública a Instrução Normativa n. 01/2024, que estabelece a concessão de recursos financeiros, até o limite de R$ 3.000,00, para servidores da UFPA que atuam como professores no Programa. O recurso previsto tem como objetivo custear taxas de inscrição e despesas com deslocamento. No entanto, é importante que os docentes proponentes estejam cientes dos requisitos, obrigações, procedimentos e calendário. As propostas enquadradas nessa instrução normativa podem ser submetidas, via e-mail (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.), até 15 de outubro de 2024.

Seleção de propostas de apoio à publicação qualificada (Edital n. 05/2024)
Período de submissão: de 27 de junho a 15 de outubro de 2024 (até o limite dos recursos)
Público-alvo: docentes e discentes vinculados ao PPGECM-UFPA
Consulte o edital clicando aqui.

Seleção de propostas de apoio à participação em eventos científicos nacionais (Instrução Normativa n. 01/2024)
Público-alvo: servidores da UFPA que atuam como docentes no PPGECM-UFPA
Consulte o documento clicando aqui.