No período de 12 a 14 de março de 2024, das 10h30 às 12h, o Subgrupo de Pesquisa e Estudo em Educação Estatística e Probabilidade na Formação de Professores da Educação Básica (GEDIM STATISTIC), vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (GEDIM) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM), promove o curso de extensão Teoria de Resposta ao Item (TRI), com o Prof. Dr. Heliton Ribeiro Tavares, da Universidade Federal do Pará (UFPA). O curso ocorrerá de forma híbrida, tendo o Instituto de Educação Matemática e Científica da UFPA como local dos encontros presenciais, mas com a possibilidade de participação remota.

Por meio do Programa de Estímulo à Mobilidade Internacional do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, intitulado PPGECM-Internacional, o doutorando Francisco Ivanildo de Sousa iniciou seu plano de trabalho na Faculdade de Educação da Universidad de Burgos, sob a supervisão do Prof. Dr. Miguel Ángel Queiruga Dios. Desde novembro, o discente tem realizado atividades de ensino e pesquisa com investigadores e estudantes da instituição. Dentre os primeiros momentos, destacam-se a coordenação de um grupo de pesquisa na elaboração de um taller na disciplina Educação Ambiental, a participação em aulas para futuros professores de ciências e a elaboração de instrumentos de pesquisa para investigar concepções de professores e mestrandos da área de química.

De 4 a 6 de dezembro de 2023, ocorreu o I Encontro dos Programas de Pós-Graduação do Instituto de Educação Matemática e Científica (e-PEMCI), na Universidade Federal do Pará (UFPA). Em sua conferência de abertura, o Prof. Dr. Carlos Eduardo Mathias Motta, da Universidade Federal Fluminense (UFF), apresentou questões importantes e provocadoras a partir da “Perspectiva de avaliação e seus instrumentos”, refletindo, entre outros pontos, sobre a necessidade de ir além das provas e pensar em perspectivas formativas de avaliação. Durante os dias de programação, foram criados espaços para apresentação de trabalhos, autoavaliação e compartilhamento de experiências.

Está em ação o projeto “Bora lá: Educação Matemática para professores e alunos dos anos iniciais”, desenvolvido pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática e Cultura Amazônica (GEMAZ) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisa em Didática da Matemática (GEDIM) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Semec) e com apoio da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) da UFPA, o projeto tem levado oficinas, palestras e outras atividades de formação continuada às escolas municipais. Em novembro, o projeto alcança quatro escolas, duas da região continental e duas da região insular, e aproximadamente 50 professores.

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas da Universidade Federal do Pará (PPGECM-IEMCI-UFPA), no uso de suas atribuições legais, publica edital de seleção interna ao Programa Institucional de Doutorado Sanduíche no Exterior (PDSE) em conformidade aos editais CAPES PDSE Nº 30/2023 e PDSE/PROPESP Nº 24/2023, com o objetivo de selecionar doutorandos para intercâmbio científico e a qualificação acadêmica de discentes do Brasil, por meio da concessão de bolsas no exterior na modalidade Doutorado Sanduíche.