Com o objetivo de debater ações para internacionalizar as pesquisas em Educação em Ciências e Matemáticas, o Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) promove o I Fórum de Internacionalização da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, no dia 19 de maio de 2023, a partir das 9h, no auditório do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Com o tema “O papel da RedPEEL no caminho da internacionalização”, o evento é fruto da articulação das comunidades do PPGECM, do Programa de Pós-Graduação em Docência em Educação em Ciências e Matemática (PPGDOC) e do Programa de Doutorado em Educação em Ciências e Matemática da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM-REAMEC).

O Fórum reunirá docentes e discentes dos PPGs realizadores e contará com a participação de dirigentes da UFPA e integrantes da Red de Posgrados en Educación en Latinoamérica (RedEPEL). Sob o tema “Espacios de internacionalización: RedPEEL y RedEPEL. El tiempo de participación.”, a primeira mesa redonda será composta pelos professores doutores Alex Sánchez (Pontificia Universidad Católica del Perú), Ana Clédina Rodrigues e Marcos Guilherme Moura Silva e pela doutoranda Miane Quaresma. Em um segundo momento, os “Caminhos na UFPA e na Pós-Graduação” serão discutidos pelos professores doutores Edmar Tavares da Costa e Maria Iracilda da Cunha Sampaio, respectivamente pró-reitores de Relações Internacionais e de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPA.

O evento será aberto ao público. Para mais detalhes sobre a programação do Fórum, clique aqui.

Sobre a internacionalização do PPGECM
Em 2022, o PPGECM completou 20 anos de trajetória na formação de mestres e doutores em Educação em Ciências e Matemáticas e alcançou a nota 5 na Avaliação Quadrienal (2017-2020) da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) – dois importantes indicadores de consolidação nacional e qualidade das pesquisas realizadas pelo Programa. A partir deste cenário, tendo em vista a expansão internacional, ações de cooperação com instituições e pesquisadores estrangeiros vêm sendo fortalecidas e criadas, a exemplo de editais de qualificação das publicações, mobilidades acadêmicas e redes de cooperação. A RedPEEL é uma dessas redes e reúne pesquisadores de instituições do Peru, Chile, Colômbia, Venezuela, Brasil, Argentina, Equador e Honduras, visando o fortalecimento de grupos de pesquisa, da formação de recursos humanos, da produção acadêmica, e dos espaços de diálogo entre os integrantes.

I Fórum de Internacionalização da Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas: O papel da RedPEEL no caminho da internacionalização
Data e horário: 19 de maio de 2023, às 9h
Local: Auditório do IEMCI (Universidade Federal do Pará – Campus Básico).
Programação:
10h – Mesa de Abertura;
11h – Mesa Redonda 1: Espacios de internacionalización: RedPEEL y RedEPEL. El tiempo de participación;
14h30 – Mesa Redonda 2: Caminhos de internacionalização na UFPA e na Pós-Graduação.

Para mais detalhes da programação, clique aqui.