O Grupo de Estudos em Modelagem Matemática (GEMM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas do Instituto de Educação Matemática e Científica da Universidade Federal do Pará (PPGECM-IEMCI-UFPA), realizará o lançamento do livro “Modelagem Matemática: Re/Construção de Perspectivas”, no dia 9 de junho de 2022, a partir das 19h, no canal do grupo no YouTube.

A publicação é fruto de pesquisas e atividades desenvolvidas pelos membros do GEEM, professores da Rede Básica de Ensino e do Ensino Superior e estudantes de graduação e pós-graduação. São responsáveis pela organização do livro a Profa. Dra. Roberta Modesto Braga, da UFPA Campus Castanhal e líder do grupo, a Profa. Dra. Elizabeth Gomes Souza, da UFPA Campus Belém e vice-líder do grupo, e o Prof. Dr. Adilson Oliveira do Espírito Santo, professor aposentado e fundador do grupo.

Essa produção coletiva busca oferecer aos docentes e discentes que ensinam e estudam matemática propostas de atividades de Modelagem Matemática que podem ser efetivamente desenvolvidas em sala de aula. O tema pode ser compreendido como campo de pesquisa e como metodologia de ensino que aborda assuntos do dia a dia dos estudantes para a compreensão da matemática e de suas relações com a sociedade.

Sobre o GEEM
Em 2022, o GEMM comemora 18 anos de atuação no âmbito do PPGECM. Desde 2004, quando foi criado sob a coordenação do Prof. Dr. Adilson Oliveira do Espírito Santo e com a participação de pós-graduandos, vem se expandindo com a inserção de novos integrantes, como professores da Rede Básica, de diversos campi da UFPA e de outras Instituições de Ensino Superior (Universidade do Estado do Pará, Universidade Federal do Oeste do Pará, Universidade Federal do Maranhão e Universidade Federal do Amapá), configurando-se como um Grupo de Pesquisa Interinstitucional.

Lançamento do livro “Modelagem Matemática: Re/Construção de Perspectivas”
Data: 09 de junho de 2022 (quinta-feira).
Horário: 19h.
Transmissão ao vivo: https://youtu.be/HT_KdPP4Mr0.