Por meio do Projeto de Extensão “Espanhol Instrumental para a Comunidade Acadêmica do IEMCI”, coordenado pela Profa. Dra. Lilian Cristina Barata Pereira Nascimento, será ofertado o Curso de Espanhol Instrumental (Habilidade Leitora) para docentes, discentes e técnicos-administrativos do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), da Universidade Federal do Pará (UFPA), a partir de 10 de maio de 2022 (até março de 2023).

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM-UFPA), com auxílio de docentes, técnicos-administrativos e bolsistas de pós-graduação, disponibiliza tutoriais para solicitação de matrícula e serviços e fluxogramas norteadores aos discentes dos cursos de Mestrado e Doutorado. Os materiais possuem orientações  que permitem conhecer mais os procedimentos e itens curriculares obrigatórios e eletivos durante a permanência dos mestrandos e doutorandos no Programa.

O Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, por meio da Comissão Avaliadora instituída pela Portaria n. 8/2022 - IEMCI, torna público o resultado final da pré-seleção de teses, defendidas em 2021, no âmbito do Programa, para indicação ao Prêmio CAPES de Tese 2022. Nesta edição, a tese "Uma linguagem geométrica singular refletida no Códice Atlântico de Leonardo da Vinci: contribuições para a geometria escolar", defendida pelo egresso Jeová Pereira Martins com orientação do Prof. Dr. Iran Abreu Mendes, será a representante do PPGECM na premiação.

No dia 27 de abril (quarta-feira), das 17h às 18h, a Profa. Dra. Wilma de Nazaré Baía Coelho (Núcleo GERA-PPGECM-UFPA) recebe a Profa. Dra. Ana Cristina Juvenal da Cruz (UFScar/GT21-ANPEd) para a 2ª Roda de Conversas do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (Núcleo GERA), para debater sobre “Perfis Docentes”.

A atividade é aberta ao público e possui vagas limitadas. A inscrição deve ser realizada por meio de formulário, disponível aqui.

No dia 31 de março (quinta-feira), a partir das 17h, no auditório do Centro de Formação de Professores da Educação Básica do Pará (Cefor), será realizado o lançamento da 3ª edição revista e ampliada do livro “Usos da História no Ensino de Matemática: reflexões teóricas e experiências”, com a palestra do autor, Prof. Dr. Iran Abreu Mendes, sobre o tema discutido na obra. Em seguida, haverá ainda, uma sessão de autógrafos no Salão Nobre do Cefor. O evento será aberto ao público e será necessária apresentação de carteirinha de vacinação contra a COVID-19.