Em homenagem a pessoas que se destacam no âmbito político, econômico, social, cultural e educacional do munícipio, o Prefeito de Belém, Edmilson Rodrigues, realizou a entrega da comenda Francisco Caldeira Castelo Branco, em 12 de janeiro de 2023, quando a cidade completou seus 407 anos de fundação. A cerimônia ocorreu na Igreja de Santo Alexandre, no bairro da Cidade Velha, com 25 homenageados, dentre eles o Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves – na ocasião, representado por seu filho Tadeu Valim.

Foto: Acervo pessoal.

A comenda foi instituída em 1968 e tem o nome capitão português que fundou a cidade, com o objetivo de homenagear e reconhecer como relevantes e inestimáveis as pessoas e instituições nacionais e internacionais que contribuíram com munícipio a partir de seus campos de atuação. Por esse motivo, esta é a mais importante medalha que a Prefeitura pode entregar como símbolo de prestígio.

Em seu discurso, o Prefeito da cidade reconheceu que o professor Tadeu é uma referência nacional na Educação Matemática e o quanto é importante que esta área continue se fortalecendo. “Se há uma homenagem merecida é a desse grande cientista”, afirmou Edmilson Rodrigues. “Nossos índices mais precários estão no ensino da matemática, de modo que aqueles que desenvolvem o conhecimento voltado para o avanço nessa área do conhecimento tem um mérito muito importante”, completou.

Foto: Marcos Barbosa, COMUS-Prefeitura de Belém

O professor Tadeu recebeu com muita felicidade a comenda. “No momento no qual tenho que solicitar minha aposentadoria por estar completando 75 anos, certamente me sinto muito honrado pela outorga da medalha”, explica o professor.  “Compartilho tal honraria com todos aqueles que foram meus professores, alunos de graduação, orientandos de mestrado e doutorado e prezados colegas do IEMCI-UFPA, bem como com meus três filhos e minha querida esposa e companheira de trabalho há 44 anos, a professora Terezinha Valim Oliver Gonçalves”. Esse sentimento de partilha se refletiu nas diversas manifestações de carinho recebidas pelo docente, que agradeceu todas as mensagens da comunidade da Universidade Federal do Pará (UFPA), considerada por ele como uma grande família.

A homenagem recebida também é uma honra para todos que fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da UFPA, pois, logo após à comemoração dos 20 anos do Programa, a comenda ratifica o docente como fonte de inspiração, pois integra o grupo dos professores fundadores, dos importantes gestores e dos grandes contribuidores para formação de professores de ciências e matemática na Amazônia, estendendo as suas ações do Ensino Superior à Educação Básica.

Sobre o homenageado inspirador
O professor Tadeu é licenciado em Matemática pela UFPA, mestre e doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Estadual de Campinas. É fundador, professor e pesquisador do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI) da UFPA, atuando no PPGECM e no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECEM), da Rede Amazônica de Educação em Ciências e Matemática (REAMEC). Atualmente, é membro decano do Conselho Universitário (CONSUN) da UFPA. Com mais de 40 anos de atuação, já participou da formação de centenas de graduados, mestres e doutores, incluindo a orientação de mais de 50 teses e dissertações. Essa trajetória demonstra o quanto o docente representa uma força de trabalho exemplar dentro da Universidade pública, gratuita, de qualidade e comprometida com a sociedade – o que faz jus à homenagem recebida e orgulha a todos os docentes, discentes e técnicos-administrativos do PPGECM.