2023

CLAUDIA FERNANDES ANDRADE DO ESPIRITO SANTO

título: Saberes não matemáticos articulados às práticas sociais com modelagem matemática no ensino básico: o caso da educação fiscal na formação de professores

Orientador(a): Prof. Dr. Saddo Ag Almouloud

 

CLEIDE MARIA VELASCO MAGNO

título: Narrativa, testemunho e memória do CCIUFPA: uma formação para identidade e profissionalidade docente

Orientador(a): Profa. Dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves

 

CRISTIANE DO SOCORRO DOS SANTOS NERY

título: Formação inicial de professores(as) indígenas em diálogos integradores de aprendizagem na objetivação cultural

Orientador(a): Prof. Dr. Iran Abreu Mendes

 

GUILHERME MOTTA DE MORAES

título: Modelo epistemológico meta-analítico relativo à noção de raciocínio combinatório

Orientador(a): Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes

 

HANNA PATRICIA DA SILVA BEZERRA

título: Processos subjetivos na superação das dificuldades de aprendizagem de biologia

Orientador(a): Prof. Dr. José Moyses Alves

 

MARCELINO CARMO DE LIMA

título: Condições culturais de inserção da história natural na instrução pública do Pará (1851-1891)

Orientador(a): Prof. Dr. José Jerônimo de Alencar Alves

 

MÁRCIA APARECIDA LOPES DE QUEIROZ

título: Práticas avaliativas de professores que ensinam matemática para alunos surdos nos anos iniciais do ensino fundamental  

Orientador(a): Prof. Dr. António Manuel Águas Borralho

 

MARCOS EVANDRO LISBOA DE MORAES

título: As percepções de atores da educação especial ante a atuação enquanto ledor para pessoas com deficiência visual

Orientador(a): Prof. Dr. Elielson Ribeiro de Sales

 

MARIA ELIANA SOARES

título: Altas habilidades ou superdotação em contexto de educação matemática: ecos e expressividades

Orientador(a): Prof. Dr. Elielson Ribeiro de Sales

 

PRISCILANY CAVALCANTE DOS SANTOS

título: Motivação e imaginação no contexto da prática pedagógica e na aprendizagem em química

Orientador(a): Profa. Dra. Andrela Garibaldi Loureiro Parente

 

ROMULO EVERTON DE CARVALHO MOIA

título: Saberes elementares matemáticos do ensino primário em teses e dissertações – 1990 a 2020 

Orientador(a): Prof. Dr. Iran Abreu Mendes

 

SAUL RODRIGO DA COSTA BARRETO

título: Percurso de estudo e pesquisa: condições e restrições reveladas pelas teses defendidas no Brasil na área da educação matemática de 2011 a 2021

Orientador(a): Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes

 

STEPHANY GLAUCIA PAULO FERREIRA

título: Sobre a obra Canon Doctrinae Triangulorum (1551) de Georg Joachim Rheticus e suas relações com o desenvolvimento da trigonometria

Orientador(a): Prof. Dr. João Cláudio Brandemberg Quaresma