Os cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA) iniciam hoje, 17 de julho, o processo seletivo para o ingresso no primeiro semestre de 2024. Os editais publicados estão na fase de ampla divulgação, já as inscrições ocorrem, exclusivamente, via SIGAA-UFPA, no período de 14 a 31 de agosto de 2023.

Para o Mestrado, o Programa oferta 22 vagas, sendo 13 para ampla concorrência, duas para o Programa de Apoio à Qualificação de Servidores Docentes e Técnicos Administrativos (PADT-UFPA), duas para o convênio entre a Universidade Federal do Amapá (UNIFAP) e a UFPA, e cinco vagas para atendimento de políticas de ações afirmativas para autodeclarados pretos, pardos, indígenas, quilombolas e pessoas com deficiência, conforme legislação federal. No nível de Doutorado, há 23 vagas sendo ofertadas, sendo 14 para ampla concorrência, duas para o PADT-UFPA, duas para o convênio UNIFAP-UFPA e cinco no escopo das políticas de ações afirmativas.

O processo seletivo para os dois cursos é constituído por quatro etapas avaliativas: prova escrita; projeto de pesquisa; arguição referente ao projeto de pesquisa; e análise curricular. Os candidatos devem ser graduados em Biologia, Física, Matemática, Química ou Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens. Caso o candidato seja graduado em áreas afins, é necessária a comprovação de produção acadêmica ou experiência docente e/ou de trabalho na área de Educação em Ciências e Matemáticas no período de 2018 a 2022.

Sobre o Programa
Em 2022, o PPGECM completou 20 anos de trajetória, demonstrando um nível de excelência nacional e uma iniciativa fundamental na formação de mestres e doutores na Amazônia. Alcançou a nota 5 na Avaliação Quadrienal da CAPES (2017-2020). Nos últimos anos, o PPGECM vem ampliando a sua atuação no Brasil e no exterior por meio de cooperações institucionais, sobretudo com universidades e pesquisadores de países latino-americanos, africanos e europeus, por meio de intercâmbio e ações conjuntas no âmbito de redes e programas de internacionalização – um importante passo para o futuro das pesquisas em Educação em Ciências e Educação Matemática realizadas pela comunidade do Programa.

Processo Seletivo PPGECM-UFPA 2023-2024
Cursos: Mestrado e Doutorado,
Inscrições: de 14 a 31 de agosto de 2023,
Para acessar os editais, clique aqui.