2015

ALDENORA PERRONE AMADOR

A Geometria das Pinturas Corporais e o Ensino da Geometria: um estudo da escola indígena Warara-Awa Assuriní, Tucuruí, PA

Orientador(a): Prof. Dr. Erasmo Borges de Souza Filho

  

ÂNGELO ABENI BEZERRA DA SILVA

Interações Discursivas em um Curso de Férias: a constituição do conhecimento científico sob a perspectiva da Aprendizagem Baseada em Problemas

Orientador(a): Prof. Dr. João Manoel da Silva Malheiro

 

AUGUSTO FERGUSSON DOS SANTOS JÚNIOR

Ações Avaliativas em Ambiente de Ensino e Aprendizagem Gerado pela Modelagem Matemática

Orientador(a): Prof. Dr. Adilson Oliveira do Espírito Santo

 

CARLOS EVALDO DOS SANTOS SILVA

Concepções de Significado: implicações no ensino da matemática na alfabetização

Orientador(a): Profa. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

 

CIBELE BORGES DE SOUSA

O Ensino de Matemática na Escola Normal de Belém entre 1950-1970: fragmentos de história

Orientador(a): Profa. Dra. Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha

 

DANIELLE SIQUEIRA PEREIRA

O Enfoque C-T-S na Pedagogia da Alternância O saber escolar e a prática cotidiana quilombola na Casa Familiar Rural de Jambuaçu – Moju - Pará

Orientador(a): Prof. Dr. Licurgo Peixoto de Brito

 

EDSON PINHEIRO WANZELER

Surdez, Bilinguismo e Educação Matemática: um (novo?) objeto de pesquisa na educação de surdos

Orientador(a): Prof. Dr. Elielson Ribeiro de Sales

 

ELISANGELA BARRETO SANTANA

Abordagem CTS no Ensino de Astronomia: formação de professores mediada pela situação problema “Centro de Lançamento de Alcântara”

Orientador(a): Profa. Dra. Nadia Magalhães da Silva Freitas

 

FABIO COLINS DA SILVA

Saberes Docentes na/da Formação Continuada de Professores que Ensinam Matemática no Ciclo de Alfabetização

Orientador(a): Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves

 

IVETE BRITO E BRITO

Ser Professor de Ciências e Matemática: regimes de verdade e processos de subjetivação

Orientador(a): Profa. Dra. Silvia Nogueira Chaves

 

LUAN SIDÔNIO GOMES

Práticas Pedagógicas de Professores Formadores e Abordagem CTS: o ensino de ciências rumo a novas percepções neste século XXI

Orientador(a): Profa. Dra. Ariadne da Costa Peres Contente

 

LUIZ ANTONIO RIBEIRO NETO DE OLIVEIRA

A Escolha do Tema em Livros de Modelagem Matemática

Orientador(a): Profa. Dra. Elizabeth Gomes Souza

 

MÁRCIO BENÍCIO DE SÁ RIBEIRO

Uma Visão do Ensino de Matemática na Escola de Aplicação da UFPA nas Décadas de 1970 e 1980 a partir das Narrativas de seus Professores

Orientador(a): Profa. Dra. Maria José de Freitas Mendes

 

 

RUI GUILHERME DOS SANTOS MONTEIRO

Uma Análise dos Princípios da Aprendizagem Significativa no Ensino Através de Temas

Orientador(a): Prof. Dr. Licurgo Peixoto de Brito

 

SEBASTIÃO NOGUEIRA DA FONSECA NETO

Educar pela Pesquisa: as percepções de alunos de graduação sobre as temáticas energia e sustentabilidade em um Curso de Extensão

Orientador(a): Prof. Dr. João Manoel da Silva Malheiro

 

VERUSCHKA SILVA SANTOS MELO

A Ambiência Sentida, Vivida e Praticada na Educação Ambiental: um olhar a partir da docência dos professores dos anos iniciais em Curuçá/PA

Orientador(a): Profa. Dra. Ariadne da Costa Peres Contente

 

WALBER CHRISTIANO LIMA DA COSTA

Tradução da Linguagem Matemática para a Libras: jogos de linguagem envolvendo o aluno surdo

Orientador(a): Profa. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira