Receber os novos discentes, refletir sobre as diferentes perspectivas de ciência, reconhecer a pós-graduação como espaço de formação e publicizar o que vem sendo pesquisado são algumas das ações que marcaram o início das atividades de 2024, no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA). No dia 18 de março, a programação proporcionou momentos de apresentação, integração e discussão para a comunidade do Programa, lembrando que o objetivo deste espaço é a formação de mestres e doutores diferenciados na Amazônia e, cada vez mais, para o mundo.

No Auditório do Instituto de Geociência, o dia iniciou com um café da manhã e a mesa de abertura, com a participação do Prof. Dr. Eduardo Paiva de Pontes Vieira, como Diretor Geral do Instituto de Educação Matemática e Científica (IEMCI), do Prof. Dr. Marcos Guilherme Moura Silva, como Coordenador do PPGECM, do Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves, como professor fundador do Programa, e do doutorando Ady Wallace Jaques Silva, como vice-representante discente. Após as boas-vindas, a Aula Magna ministrada pelo Prof. Dr. Gilson Luiz Volpato apresentou a sua perspectiva sobre o que é mentalidade científica. A partir de sete pilares (lógica, filosofia da ciência, epistemologia, ética, metodologia, comunicação e prática), o pesquisador trouxe um caminho entre muitos para pensar o que é ciência e que ela nos ensina. A exemplo das ações de internacionalização, foram ressaltadas a comunicação como base do fazer pesquisa e a observação do que é feito com qualidade, ou seja, manter o contato e ter interlocutores internacionais, inclusive de perspectivas divergentes, é essencial para produção de conhecimento científico.

Foto: Relinaldo Oliveira

O convite do PPGECM ao professor Gilson Volpato configura uma busca pela interlocução direta da comunidade com um pesquisador com ampla experiência em comunicação científica internacional, considerando os periódicos indexados em conceituadas bases de dados, como Web Of Science. Atualmente, o Programa já realiza outras formas e formatos de internacionalização das produções também importantes. "Nossas teses e dissertações estão compondo livros da Red de Posgrados en Educación en Latinoamérica, artigos publicados em periódicos com estrato Qualis A estão sendo indexados em importantes bases de dados internacionais, trabalhos estão sendo discutidos em renomados eventos globais na área de Educação em Ciências e Matemática... Todas essas maneiras, abordagens e perspectivas de fazer ciência são bem-vindas ao propósito de ampliar as interlocuções do nosso Programa. É importante que estejamos abertos a aprender com todas elas", explica o coordenador Marcos Guilherme.

De volta para casa, no Auditório do IEMCI, a tarde contou com a apresentação dos docentes e técnicos-administrativos aos alunos ingressantes. Na oportunidade, foram expostos os fluxogramas norteadores dos cursos de mestrado e doutorado, que têm como base o Regimento do PPGECM, os grupos de pesquisa e as frentes formativas discentes de apoio ao Programa. Por meio dos seus líderes, os doutorandos Ana Laura Chelala, Marcia Albuquerque, Miani Quaresma, Rubens Marques, Weverton Raiol, e a egressa Clarissa Ataide, foi evidenciado que a formação de qualidade vai além de realizar uma pesquisa, requer o envolvimento com boas práticas de comunicação, organização e logística de eventos, acompanhamento institucional, editoração científica, procedimentos administrativos, dentre outras formas de trabalho.

Foto: Zeca Catuco

Para finalizar a programação, houve o lançamento de livros que apresentam resultados de pesquisas realizadas por docentes, discentes e egressos do Programa. Um deles é o livro Mente, cérebro e educação: evidências para a sala de aula, organizado pelos professores doutores Marcos Guilherme Moura Silva e João Bento Torres, que aponta como os processos mentais e atividade cerebrais se relacionam à aprendizagem e ao ensino de matemática. Já os professores doutores Isabel Cristina Rodrigues de Lucena e António Manuel Águas Borralho, organizadores do livro Ensino, avaliação e aprendizagem de matemática: da sala de aula à formação docente, reuniram estudos produzidos no âmbito do Grupo de Estudos em Educação Matemática e Cultura Amazônica (GEMAZ) que observaram a formação e as práticas letivas e avaliativas de professores que ensinam matemática.

Foto: Relinaldo Oliveira

Entre os livros lançados, está o Práticas de ensino e de formação na Educação em Ciências e Matemática, organizado pelos professores doutores France Fraiha Martins, Wilton Rabelo Pessoa e Nádia Magalhães da Silva Freitas, que traz a experiência de professores da química, física, biologia e matemática na investigação da própria prática docente. Também esteve presente no momento o Prof. Dr. Iran Abreu Mendes, autor do livro History as a resource for teaching mathematics: problematizations and investigative pratices, no qual é abordado o papel importante que a história da matemática pode assumir na formação de professores, bem como no ensino-aprendizagem de matemática. As quatro obras foram editadas pela Livraria da Física, fundada em 1989 e referência em assuntos educacionais no Brasil.