Reconhecimento acadêmico e social

O PPGECM tem alcançado uma boa repercussão em nível acadêmico e social no âmbito da região Norte. Sua produção está presente nos mais variados eventos realizados no cenário local, além do desenvolvimento de projetos e ações que dialogam com a Educação Básica. As escolas de ensino básico tem procurado o Programa no intuito de estabelecer parcerias para a realização de atividades e eventos nesse ambiente, contando com a colaboração de docentes e pesquisadores que atuam no PPGECM ou de discentes do Mestrado e Doutorado. O Programa também tem sido solicitado para compor comissões técnicas, desenvolver atividades de docência ou prestar apoio a programas e projetos, de formação inicial ou continuada, de professores que trabalham no ensino de Ciências e/ou Matemática. Dentre os quais podemos citar o Programa de Ações Articuladas (PAR), Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), Pró-Letramento, Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PACTO), Provinha Brasil de Matemática e Prova Nacional para o Ingresso na Carreira Docente (INEP-DIRED). Nesse sentido, o PPGECM também colabora com as atividades do curso de Licenciatura em Matemática na modalidade à distância, ofertado pela UFPA e direcionado aos professores que atuam na Educação Básica em escolas da rede pública de ensino e que não possuem formação na área de licenciatura plena.