Por meio do Programa de Estímulo à Mobilidade Internacional do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas, intitulado PPGECM-Internacional, o doutorando Francisco Ivanildo de Sousa iniciou seu plano de trabalho na Faculdade de Educação da Universidad de Burgos, sob a supervisão do Prof. Dr. Miguel Ángel Queiruga Dios. Desde novembro, o discente tem realizado atividades de ensino e pesquisa com investigadores e estudantes da instituição. Dentre os primeiros momentos, destacam-se a coordenação de um grupo de pesquisa na elaboração de um taller na disciplina Educação Ambiental, a participação em aulas para futuros professores de ciências e a elaboração de instrumentos de pesquisa para investigar concepções de professores e mestrandos da área de química.

Os eventos também têm sido importantes ambientes de formação e contribuição do doutorando, oportunizando a participação na premiação de artigos científicos de graduandos da Universidad de Burgos e o diálogo com professores e pesquisadores – a exemplo do Cuarto Foro Educativo Mixto, realizado pelo Colegio de Bachilleres del Estado de Quintana Roo para compartilhamento de experiências educativas de docentes da Espanha, Estados Unidos da América, França e México, entre outros países europeus e americanos.

Tendo em vista a expertise em Didáticas de Ciências Experimentais, a supervisão do Prof. Dr. Miguel Dios permite que o doutorando vivencie e colabore em relevantes ações de laboratórios de ensino e investigação em física e química, cumprindo, portanto, os objetivos da mobilidade acadêmica, de construir parcerias com grandes centros de pesquisa internacionais e intercambiar perspectivas do fazer científico entre as instituições.

Internacionalização
O PPGECM-Internacional é uma das ações do PPGECM que visa o intercâmbio de discentes com importantes instituições de pesquisa internacionais. Realizado no âmbito do Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Emergencial de Consolidação Estratégica dos Programas de Pós-Graduação stricto sensu acadêmicos, da CAPES, o investimento busca constituir parcerias com grupos e laboratórios de expertise nas áreas de Educação em Ciências e Educação Matemática. Seguindo os objetivos de internacionalização, o PPGECM realiza seleções para envio de alunos para instituições estrangeiras, por meio de editais de agências de fomento, e acordos para recebimento de mestrandos e doutorandos de outros países, a partir de cooperações e programas. Em 2024, o PPG terá, no mínimo, quatro discentes oriundos de países africanos, asiáticos e latino-americanos, participantes do programa de mobilidade promovido pelo Grupo de Cooperação Internacional de Universidades Brasileiras.