Entre os dias 25 e 29 de setembro de 2023, a delegação do PPGECM-UFPA se fez presente no II Congresso Internacional da Rede de Pós-Graduação em Educação da América Latina e III Congresso Latino-Americano de Estudantes e Egressos dos Programas de Pós-Graduação em Educação, que tinham como tema comum “Horizontes educativos en América Latina: Innovación, diversidad y cultura” e a sede na Pontificia Universidad Católica del Perú (PUCP), em Lima.

Com espaços de intercâmbio entre estudantes e professores do Chile, Colômbia, Honduras, México, Peru e Brasil, os congressos possibilitaram a abertura de rotas e projetos conjuntos no âmbito latino-americano. A participação dos integrantes do PPGECM-UFPA foi intensa, envolvendo discussões em painéis temáticos e mesas redondas, reunião de líderes e visitas a escolas e museus.

A Profa. Dra. Ana Clédina Rodrigues Gomes e o Prof. Dr. Marcos Guilherme Moura Silva participaram da mesa redonda intitulada “Tendências de formação e desenvolvimento profissional de professores e gestores do campo educacional”. Já a representante discente e doutoranda Miani Correa Quaresma, em coautoria com o Prof. Dr. Eduardo Paiva de Ponte, apresentou pesquisas sobre ciência e cultura nas práticas educacionais historicamente produzidas, que vêm sendo desenvolvidas no âmbito do PPGECM-UFPA. A discente de doutorado Ana Mara Coelho da Silva, na ocasião representada pelo seu orientador Prof. Dr. Marcos Guilherme Moura Silva, teve seu estudo sobre metacognição matemática aceito e publicado no painel temático sobre práticas curriculares e a participação de sujeitos. Outros painéis que versam sobre competências socioafetivas e educação matemática também receberam contribuições dos docentes.

Durante a programação, também ocorreu a reunião entre os líderes das instituições integrantes da Rede de Cooperação Internacional de Programas de Pós-Graduação da América Latina (RedPEEL) para alinhamento de ações e projeção de parcerias. Nesta ocasião, a UFPA e o PPGECM foram apresentados como candidatos a sediar o próximo congresso da rede no Brasil, em 2024, quando alcançou quase 50% dos votos. Ao final, a decisão foi de que os próximos  congressos da RedPEEL serão recebidos na Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC Campinas).

Essas atividades nos congressos enfatizam a participação ativa do PPGECM-UFPA em âmbito internacional, enquanto a publicação e socialização das pesquisas demonstram a capilaridade do que vem sendo desenvolvido pelos docentes e discentes do Programa na América Latina. A exemplo, é possível citar os capítulos de três livros organizados pela RedPEEL a serem publicados em breve:
- “Elementos de álgebra lineal en actividades que involucran los conceptos de independencia y dependencia lineal”, de autoria de Renan Marcelo da Costa Dias e João Cláudio Brandemberg, no livro Escuela, prácticas pedagógicas y sociedad en la educación latinoamericana.
- “Desarrollo cognitivo de estudiantes en experiencias de aprendizaje mediadas por secuencias de enseñanza”, de autoria de Willa Nayana Corrêa Almeida e João Manoel da Silva Malheiro, no livro Currículo, aprendizaje y evaluación en la educación latinoamericana.
- “Metacognición matemática: mapeo neuronal y construcciones para el aula”, de autoria de Rayza de Oliveira Sousa e Marcos Guilherme Moura Silva, e “Bioidentidades e biossociabilidades: Biopoder, regularidade discursiva e subjetivações no ensino de Biologia”, de autoria de Antonio da Silva Macedo e Eduardo Paiva de Pontes Vieira, no livro Escuela, innovaciones tecnológicas y subjetivaciones en la Educación Latinoamericana.

Para o Prof. Dr. Guilherme Moura, coordenador do PPGECM-UFPA, “as resultantes advindas da participação da delegação no congresso foram positivas e projetam ainda mais o programa em sua rota de internacionalização”. A partir do trabalho na RedPEEL, há expectativa de formalização de acordos bilaterais com outros programas, estando a parceria com a PUCP em estágio avançado de tramitação. A partir da oficialização desses acordos, a consolidação de disciplinas compartilhadas e transversais, mais cooperações interinstitucionais entre pesquisadores e grupos, e a ampliação de veículos de publicação, dentre outras ações, serão possíveis. Com novos passos, o PPGECM avança em projetos conjuntos e fronteiras, ampliando as perspectivas de formação de nossos mestres e doutores. Para isso, “o envolvimento do corpo docente e discente do PPGECM será fundamental”, complementa o coordenador.