De 13 a 17 de fevereiro de 2023, o Grupo de Pesquisa Práticas Socioculturais e Educação Matemática (GPSEM), vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemáticas (PPGECM) da Universidade Federal do Pará (UFPA), promove a VI Escola de Estudos Avançados: Pesquisa em Cultura, História e Educação. O evento é coordenado pelos professores doutores Carlos Ademir Farias e Iran Abreu Mendes, consolidando-se como uma atividade de ensino e extensão que tem como foco debates formativos.

Em formato híbrido (presencial e on-line), o evento conta com uma extensão programação para pesquisadores, docentes e discentes da graduação e pós-graduação em Educação Matemática e outras áreas, como Ciências Sociais, História, Ciências etc. Também integram o público do evento os professores da Educação Básica. O evento inicia às 15h30 do dia 13 de fevereiro, com o credenciamento no Centro Cultural SESC Ver-o-Peso, seguido pela Sessão de Abertura e Aula Inaugural, a ser proferida pelo professor doutor Amilcar Martins, da Universidade Aberta de Portugal, com  o tema “Por uma Pedagogia e Didática de Expressões – em busca da ALMAzônia”. No primeiro dia de evento, haverá ainda o lançamento de livros às 19h30.

As demais atividades da VI Escola serão desenvolvidas até dia 17 de fevereiro: as manhãs se destinam às atividades on-line e serão transmitidas ao vivo pelo canal do YouTube do GPSEM. As tardes serão ocupadas com cursos on-line e presenciais no CEFOR (antigo IEEP) e no Instituto de Ciências da Arte (ICA) da UFPA, localizado na Praça da República.

Sobre a Escola
A Escola de Estudos Avançados nasceu da intenção de reunir pesquisadores interessados pelos temas desenvolvidos pelos integrantes do GPSEM a fim de avançar nas investigações em Educação e proporcionar aprimoramentos profissionais. Nesta edição, as inscrições devem ser realizadas em formulário online, mediante pagamento da taxa de inscrição, de R$ 80,00 para professores e estudantes de pós-graduação e de R$ 30,00 para graduandos.

Aula inaugural “Por uma Pedagogia e Didática de Expressões – em busca da ALMAzônia”
Data: 13 de fevereiro de 2023.
Horário: 17h30.
Local: Centro Cultural SESC Ver-o-Peso.
Endereço: Boulevard Castilhos França, 522/523 (Em frente à Estação das Docas).

Locais das atividades presenciais
CEFOR – Centro de Formação dos Profissionais da Educação Básica do Estado do Pará
Endereço: Travessa Gama Abreu, esquina com Serzedelo Corrêa, 224 (antigo IEEP).

Instituto de Ciências da Arte da UFPA
Endereço: Avenida Presidente Vargas, praça da República (vizinho ao teatro Waldemar Henrique).

Horário das atividades de 14 a 17 de fevereiro
Manhã on-line: das 8h30 às 12h
Tarde presencial e on-line: das 14h às 18h

Para mais informações, consulte o Programa Completo do Evento.