2010

DIEGO RAMON SILVA MACHADO

A “Lição de Coisas”: O Museu Paraense e o ensino da História Natural (1889-1900)

Orientador(a): Prof. Dr. José Jerônimo de Alencar Alves

 

IVAL RABÊLO BARBOSA JUNIOR

Meio Ambiente e Ética: entrecruzando olhares no ensino de Ciências

Orientador(a): Prof. Dr. Eugênio Pacelli Leal Bittencourt

 

JÔNATAS BARROS E BARROS

A Escola Normal do Pará e a Introdução do Ensino das Ciências Naturais no Pará(1870 A 1930)

Orientador(a): Prof. Dr. José Jerônimo de Alencar Alves

   

ALAN GONÇALVES LACERDA

A Interpretação e a Comunicação das Regras Matemáticas na Resolução de Problemas de Divisão por Alunos da 5ª Série do Ensino Fundamental

Orientador(a): Profa. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

  

CLAUDETE MARQUES DE MEDEIROS

Estágio Supervisionado: uma influência na constituição dos saberes e do professor de matemática na formação inicial

Orientador(a): Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves

 

CLÁUDIA SILVA DE CASTRO

Mudanças na Prática Docente no Ensino de Física: espaços, tempos e movimentos de experiências vividas por uma professora

Orientador(a): Prof. Dr. Licurgo Peixoto de Brito

  

ELINALDO COUTINHO MORAIS

Ensinar-Aprender Frações em um Curso de Formação Continuada para Professores dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental: conhecimentos e dificuldades evidenciadas

Orientador(a): Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves

 

ELISA DE NAZRÉ GOMES PEREIRA

Constituir-se Professora de Ciências para Crianças de 4 a 6 Anos de Idade: processos formativos do ensino e aprendizagem

Orientador(a): Profa. Dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves

 

LILLIANE MIRANDA FREITAS

Quem Somos Nós? Ciência e mídia fabricando subjetividades

Orientador(a): Profa. Dra. Silvia Nogueira Chaves

 

MAGALI ROCHA DE SOUSA

A Cultura Ribeirinha entre o Saber Local e o Saber Global numa Visão Etnomatemática

Orientador(a): Profa. Dra. Isabel Cristina Rodrigues de Lucena

 

MARCELO DE SOUSA OLIVEIRA

Interpretação e Comunicação em Ambientes de Aprendizagem Gerados pelo Processo de Modelagem Matemática

Orientador(a): Prof. Dr. Adilson Oliveira do Espírito Santo

 

MÁRIO JOSÉ SIQUEIRA DA SILVA

A Inserção do Uso do Computador no Processo de Modelagem Matemática Contribuindo para o Aprendizado de Conhecimentos Matemáticos

Orientador(a): Prof. Dr. Adilson Oliveira do Espírito Santo

  

NATALINA DO SOCORRO SOUSA MARTINS PAIXÃO

Saberes de Professores que Ensinam Matemática para Alunos Surdos Incluídos numa Escola de Ouvintes

Orientador(a): Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves

  

OSMARINA MARIA DOS SANTOS DANTAS

Formação Continuada Docente: o teatro de fantoches possibilitando reflexões em educação ambiental

Orientador(a): Profa. Dra. Luiza Nakayama

 

PRISCYLA CRISTINNY SANTIAGO DA LUZ

A Transversalidade no Processo de Formação do Educador Patrimonial Ambiental

Orientador(a): Profa. Dra. Maria de Fátima Vilhena da Silva

 

RAFAEL SILVA PATRÍCIO

As Dificuldades Relacionadas à Aprendizagem do Conceito de Vetor à Luz da Teoria dos Registros de Representação Semiótica

Orientador(a): Profa. Dra. Marisa Rôsani Abreu da Silveira

 

REGINALDO DE LIMA PEREIRA

Interpretação de Textos Matemáticos: dificuldades na resolução de problemas de Geometria Plana

Orientador(a): Profa. Dra. Marisa Rôsani Abreu da Silveira

 

REINALDO JOSÉ VIDAL DE LIMA

O Saber-Fazer dos Artesãos de Bragança-PA por uma Abordagem Etnomatemática

Orientador(a): Profa. Dra. Isabel Cristina Rodrigues de Lucena

 

ROBSON ANDRÉ BARATA DE MEDEIROS

Linguagens e Aprendizagem da Matemática na EJA: Desafios, Preconceito Linguístico e exclusão.

Orientador(a): Profa. Dra. Marisa Rôsani Abreu da Silveira