2014

ADRIANE DA COSTA GONÇALVES

A Circulação de Ideias sobre Biodiversidade por Professores de Ciências e Biologia nas Abordagens CTS e Patrimonial Ambiental

Orientador(a): Profa. Dra. Maria de Fátima Vilhena da Silva

 

ALEX BRUNO CARVALHO DOS SANTOS

Investigando Epistemologias Espontâneas de Professores de Matemática sobre o Ensino de Equações do Primeiro Grau

Orientador(a): Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes

 

ANDRÉ LUIZ RODRIGUES DOS SANTOS CUNHA

Os Sentidos da Pluralidade de Atividades no Ensino de Biologia: uma pesquisa-ação

Orientador(a): Profa. Dra. Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida

 

DEUSA PRISCILA RESQUE CARDOSO

Sentidos Subjetivos Relacionados à Motivação de Alunos Surdos para Participarem do Clube do Pesquisador Mirim do Museu Paraense Emílio Goeldi.

Orientador(a): Prof. Dr. José Moysés Alves

 

EDILENE LISBOA MARTINS

O Estudo de Caso no Ensino de Biologia: uma vivência de aprendizagem em cenário real

Orientador(a): Profa. Dra. Nadia Magalhães da Silva Freitas

 

EMLLY HANNA SOUZA DA SILVA

Estilos de pensamento sobre biodiversidade em pesquisas de educação ambiental Publicadas no EPEA

Orientador(a): Profa. Dra. Maria de Fátima Vilhena da Silva

 

EVERALDO RAIOL DA SILVA

O Surgimento das Trigonometrias em Diferentes Culturas e as Relações Estabelecidas entre Elas

Orientador(a): Profa. Dra. Maria Lúcia Pessoa Chaves Rocha

 

GEORGE CHRIST CARAVEO

O Processo de (Re)Construção e Gestão de Organizações Matemáticas e Didáticas no Estudo de Funções Logarítmicas Mediado pelos Ambientes Papel e Lápis e Informatizado

Orientador(a): Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes

 

MARCELO MIRANDA SERRÃO

Problemas Matemáticos da Antiguidade como Estratégia para o Ensino de Matemática na Educação Básica

Orientador(a): Prof. Dr. João Cláudio Brandemberg Quaresma

 

MARCOS GUILHERME MOURA SILVA

Contribuições da Prática (In)Formada por Evidências para a Formação do Professor de Matemática: uma análise das ações dos professores a partir das suas próprias práticas

Orientador(a): Prof. Dr. João Manoel da Silva Malheiro

 

NAYRA DA CUNHA ROSSY

Fração e sua Representação como Medida de Comprimento: uma experiência de ensino-aprendizagem no contexto de um laboratório de educação matemática

Orientador(a): Prof. Dr. Natanael Freitas Cabral

 

RAQUEL SOARES DO RÊGO FERREIRA

Tarefas Intermediárias: um modelo epistemológico de referência para o ensino das frações

Orientador(a): Prof. Dr. Renato Borges Guerra

 

RENATO SILVA ARAÚJO

O Uso de Analogias e a Aprendizagem Baseada em Problemas: análise dos discursos docente e discente em um curso de férias

Orientador(a): Prof. Dr. João Manoel da Silva Malheiro

 

RICARDO HAROLDO DE CARVALHO

Abordagem CTS por meio de Tema: consumo doméstico de energia elétrica

Orientador(a): Profa. Dra. Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida

 

TATIANA LOPES DE MIRANDA

A Noção de Variável de Alunos do Ensino Fundamental

Orientador(a): Prof. Dr. João Cláudio Brandemberg Quaresma