2009

ANA CRISTINA CRISTO VIZEU LIMA

Educação a Distância e Formação Continuada em Ciências: indicativos para configuração de cursos via internet

Orientador(a): Prof. Dr. Cícero Roberto Teixeira Régis

 

ÂNGELA MARIA ARAÚJO DA SILVA

Valores no Ensino de Ciências: visões para além do conhecimento científico

Orientador(a): Profa. Dra. Silvia Nogueira Chaves

 

DÉRCIO PENA DUARTE

Bases para o Espírito: Ferreira Penna, Ciência e Educação na Província do Grão-Pará (1866 – 1891)

Orientador(a): Profa. Dra. Silvia Nogueira Chaves

 

EVANDRO DOS SANTOS PAIVA FEIO

Matemática e Linguagem: um enfoque na conversão da língua natural para a linguagem matemática

Orientador(a): Profa. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

 

FRANCE FRAIHA MARTINS

Nexos e Reflexos de uma Experiência Formativa Mediatizada por Ambiente Virtual de Aprendizagem: formação de professores de Ciências e Matemática na Amazônia

Orientador(a): Profa. Dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves

 

INÊS TREVISAN

Práticas de Cidadania em Narrativas de Professores de Ciências: trabalho coletivo de ensino e de aprendizagem

Orientador(a): Profa. Dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves

 

JECY JANE DOS SANTOS JARDIM

Trajetórias de Formação: o desenvolvimento profissional de professores de matemática

Orientador(a): Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves

 

KÁTIA LIEGE NUNES GONÇALVES

Pró-Letramento em Matemática no Pólo de São Luís/MA: o (inter) dito dos docentes na/da formação continuada

Orientador(a): Prof. Dr. Adilson Oliveira do Espírito Santo

 

KÁTIA TATIANA ALVES CARNEIRO

Cultura Surda na Aprendizagem Matemática: o som do silêncio em uma sala de recurso multifuncional

Orientador(a): Profa. Dra. Isabel Cristina Rodrigues de Lucena

 

LEISE VIRGÍNIA OLIVEIRA RICKMANN

Ensino de Ciências Naturais: concepções de professoras das séries iniciais

Orientador(a): Prof. Dr. Eugênio Pacelli Leal Bittencourt

 

LUIS CARLOS DA SILVA

A Prática de Ensino de Física no Ensino Médio e o Conceito de Proporcionalidade: conexão fundamental na construção e (re)construção de conhecimentos

Orientador(a): Prof. Dr. Renato Borges Guerra

 

MARCIA APARECIDA LOPES DE QUEIROZ

Interação entre Aprendizagem Matemática e os Saberes Tradicionais dos Ribeirinhos da Amazônia no Contexto da Sala de Aula

Orientador(a): Profa. Dra. Isabel Cristina Rodrigues de Lucena

 

MARIA DO SOCORRO SOUSA DE FREITAS

Representações de Meio Ambiente por Crianças da Educação Infantil

Orientador(a): Profa. Dra. Maria de Fátima Vilhena da Silva

 

MÔNICA GONÇALVES DE MATOS

Desenvolvimento Profissional de Professores de Matemática: como o professor (trans)forma-se no professor que é?

Orientador(a): Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves

 

ROBERTA MODESTO BRAGA

Modelagem Matemática e Tratamento do Erro no Processo de Ensino-Aprendizagem das Equações Diferenciais Ordinárias

Orientador(a): Prof. Dr. Adilson Oliveira do Espírito Santo

 

RONALDO BARROS RIPARDO

Na Arena da Produção Textual: os professores de matemática em cena

Orientador(a): Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves

 

SANDRA DO SOCORRO DE MIRANDA NEVES

A Matemática no Contexto da Educação Ambiental: relações de aprendizagem

Orientador(a): Profa. Dra. Rosália Maria Ribeiro de Aragão

 

SANDRO ALÉSSIO VIDAL DE SOUZA

Análise de Metodologia Baseada no Sistema Personalizado de Instrução num Curso Introdutório de Eletromagnetismo

Orientador(a): Prof. Dr. Danilo Teixeira Alves

 

TERESA ELVINA FLORENZANO IMBIRIBA

Água: um estudo sobre as representações sociais de alunos do ensino fundamental

Orientador(a): Profa. Dra. Luiza Nakayama