2013

CARLOS ALBERTO NOBRE DA SILVA

Os Projetos de Investigação nas Aulas de Matemática em Escolas Ribeirinhas na Ilha de Cotijuba

Orientador(a): Profa. Dra. Isabel Cristina Rodrigues de Lucena

 

DAILSON EVANGELISTA COSTA

O Processo de Construção de Sequência Didática como (Pro)Motor da Educação Matemática na Formação de Professores

Orientador(a): Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves

 

EDILENA MARIA CORREA

Currículo e ensino de ciências na educação de jovens e adultos: entre linhas, saberes e diferença

Orientador(a): Profa. Dra. Maria dos Remédios de Brito

 

EDILENE DA SILVA E SILVA

A Transposição Didática no Ensino de Física: o aquecimento global como objeto de estudo

Orientador(a): Profa. Dra. Ana Cristina Pimentel Carneiro de Almeida

 

EMANUEL NOGUEIRA DE SOUZA

Transposição Didática: Concepções de Professores no contexto do GESTAR II

Orientador(a): Prof. Dr. José Messildo Viana Nunes

 

ERICK ELISSON HOSANA RIBEIRO

As Condições de Emergência da Escola de Engenharia do Pará(1870 - 1931)

Orientador(a): Prof. Dr. José Jerônimo de Alencar Alves

 

GLEISON DE JESUS MARINHO SODRÉ

Modelagem Matemática Crítica como Atividade de Ensino e Investigação

Orientador(a): Prof. Dr. Adilson Oliveira do Espírito Santo

 

JOSÉ ARIMATÉA GOUVEIA DOS SANTOS

O Papel das Escolas Agrícolas na Introdução da Racionalidade Científica no Pará (1860-1912)

Orientador(a): Prof. Dr. José Jerônimo de Alencar Alves

 

LUCIANO AUGUSTO DA SILVA MELO

Dois Jogos de Linguagem: a Informática e a Matemática na aprendizagem de Função Quadrática

Orientador(a): Profa. Dra. Marisa Rosâni Abreu da Silveira

 

MARIA ALICE DE VASCONCELOS FEIO MESSIAS

Um Estudo Exploratório Sobre a Imagem Conceitual se Estudantes Universitários Acerca do Conceito de Limite de Função

Orientador(a): Prof. Dr. João Cláudio Brandemberg Quaresma

 

MARKUS BENEDITO SANTOS DIAS

Modelagem com Etnomatemática: uma situação a-didática para ensino

Orientador(a): Prof. Dr. Adilson Oliveira do Espírito Santo

 

MOISÉS DAVID DAS NEVES

Aprendizagem Baseada em Problemas e o Raciocínio Hipotético-Dedutivo no Ensino de Ciências: análise do padrão de raciocínio de Lawson em um Curso de Férias em Castanhal (PA)

Orientador(a): Prof. Dr. João Manoel da Silva Malheiro

 

MÔNICA SUELEN FERREIRA DE MORAES

Um Estudo Sobre as Implicações dos Obstáculos Epistemológicos de Limite de Função em seu Ensino e Aprendizagem

Orientador(a): Profa. Dra. Maria José de Freitas Mendes

 

RUTH GABRIEL CANGA BUZA

Educação Ambiental: ideias, saberes e práticas relatadas por professores em um país em reconstrução, Angola

Orientador(a): Profa. Dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves