2004

AILTON LIMA MIRANDA 

Atividade de Ensino de Ciências: representação de alunos do ensino fundamental – NPI / UFPA

Orientador(a): Prof. Dr. Luiz Marconi Fortes Magalhães

 

ANDRÉ RIBEIRO DE SANTANA

O Ambiente no Olhar de Alunos em Diferentes Momentos de Escolarização

Orientador(a): Profa. Dra. Silvia Nogueira Chaves

 

ANDRELA GARIBALDI LOUREIRO PARENTE

Interações Sociais e o Discurso sobre o Visível e o Invisível em Aulas de Química

Orientador(a): Prof. Dr. José Moysés Alves

 

ELIANA SILVA SOUZA

A Prática Docente na Escola Bosque: o desafio educativo de uma proposta construtivista

Orientador(a): Profa. Dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves

 

ELINETE OLIVEIRA RAPOSO RIBEIRO

Obstáculos Epistemológicos no Estudo do Calor

Orientador(a):Prof. Dr. Licurgo Peixoto de Brito

 

ELIZABETH CARDOSO GERHARDT MANFREDO

Inovação na Licenciatura: cartografando uma reforma curricular

Orientador(a): Profa. Dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves

 

INÊS LEAL TRINDADE

Interdisciplinaridade e Contextualização no “Novo Ensino Médio”: conhecendo obstáculos e desafios no discurso dos professores de ciências

Orientador(a): Profa. Dra. Silvia Nogueira Chaves

 

JORGE RICARDO COUTINHO MACHADO

A Formação de Professores de Química na UFPA: a história de um curso de graduação e sua evolução curricular

Orientador(a): Prof. Dr. Luiz Acácio Centeno Cordeiro

 

JOSETE LEAL DIAS

A Propriedade Distributiva da Multiplicação: uma visão diagnóstica do processo

Orientador(a): Prof. Dr. Francisco Hermes Santos da Silva

 

LUIZA PEREIRA DA SILVA

A Realidade como Princípio Metodológico no Ensino da Matemática

Orientador(a): Prof. Dr. Iran Abreu Mendes

 

MARIA JOSÉ DE FREITAS MENDES

Reflexões sobre a Formação do Professor de Matemática: investigando a prática de ensino no curso de licenciatura da UFPA

Orientador(a): Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves

 

MARIA LÚCIA PESSOA CHAVES ROCHA

Matemática e Cartografia: como a cartografia pode contribuir no processo de ensino – aprendizagem da Matemática?

Orientador(a): Prof. Dr. Adilson Oliveira do Espírito Santo

 

MARICILDA NAZARÉ RAPOSO DE BARROS

A Escola como Espaço de Formação Continuada de Professores: o caso da escola Cidade de Emaús, em Belém/PA

Orientador(a): Profa. Dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves

 

NATANAEL FREITAS CABRAL

O Papel das Interações Professor-Aluno na Construção da Solução Lógico-Aritmética Otimizada de um Jogo Com Regras

Orientador(a): Prof. Dr. José Moysés Alves

 

ODIFAX QUARESMA PUREZA

Um Enfoque Sócio-Histórico do Processo de Ensino e de Aprendizagem do Conceito de Energia Mecânica

Orientador(a): Prof. Dr. Luiz Marconi Fortes Magalhães

 

OSVALDO DOS SANTOS BARROS

Etnoastronomia Tembé-Tenetehara como Matriz de Abordagem (Etno)Matemática no Ensino Fundamental

Orientador(a): Prof. Dr. Iran Abreu Mendes

 

OSVANDO DOS SANTOS ALVES

Saberes Produzidos na Ação de Ensinar Matemática na Eja: contribuições para o debate sobre a formação inicial de educadores matemáticos na UFPA

Orientador(a): Prof. Dr. Tadeu Oliver Gonçalves

 

PATRÍCIA DE CAMPOS CORRÊA TRINDADE

As Atitudes em Relação à Matemática dos Professores das Séries Iniciais

Orientador(a): Prof. Dr. Francisco Hermes Santos da Silva

 

SINAIDA MARIA VASCONCELOS DE CASTRO

Representação Social de Ciência de Estudantes do Ensino Fundamental da Rede Municipal de Belém

Orientador(a): Prof. Dr. Luiz Marconi Fortes Magalhães

 

SONIA MARIA MAIA OLIVEIRA

Memórias de Professores de Ciências e Biologia no Início de Carreira Docente: conflitos e tensões

Orientador(a): Profa. Dra. Terezinha Valim Oliver Gonçalves

 

SUED SILVA DE OLIVEIRA

Refletindo uma Prática Pedagógica no Ensino de Ciências Baseada na Alafabetização Científica: relato de uma parceria entre professora e pesquisador

Orientador(a): Profa. Dra. Diva Anelie Araújo Guimarães