Doutorado

 

1. Disciplinas obrigatórias

 

Bases Epistemológicas da Pesquisa em Ensino de Educação em Ciências e Matemática (3 créditos, 45 horas)

PPECM0010 - Ementa: Discussão das relações entre concepções de ciência e tendências paradigmáticas que hoje orientam as opções teórico-metodológicas nas pesquisas em educação, particularmente na Educação em Ciências e Matemática. Análise dos projetos de pesquisa dos mestrandos/doutorandos, visando identificar as mútuas implicações entre teorias, métodos e técnicas utilizados na construção e desenvolvimento da investigação.

 

Estagio de Docência (4 créditos, 60 horas)

PPECM0130 – Ementa: estágio dos discentes de mestrado e doutorado na educação superior.

 

Seminários Avançados (3 créditos, 45 horas)

PPECM0087 – Ementa: Os Seminários Avançados são atividades obrigatórias do currículo do curso de Doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas. Ocorrem em três momentos distintos do curso, visando o acompanhamento em termos avaliativos dos projetos de tese em desenvolvimento.

 

Mestrado

 

1. Disciplinas obrigatórias

 

Bases Epistemológicas da Ciência (4 créditos, 60 horas)

PPECM0003 - Ementa: Abordagem das condições sociais e teóricas que propiciaram a emergência da Ciência Moderna, enfocando os pressupostos, objetivos e metodologias que a caracterizam. Análise das evidências de crise da modernidade e suas implicações no processo de produção do conhecimento científico, especialmente em educação, e na proposição de novas bases epistemológicas para a ciência e para a pesquisa em ensino de ciências.

 

Estagio de Docência (4 créditos, 60 horas)

PPECM0130 – Ementa: estágio dos discentes de mestrado e doutorado na educação superior.

 

Seminários de Pesquisa (3 créditos, 45 horas)

Ementa: Os Seminários de Pesquisa são atividades obrigatórias do currículo do curso de Mestrado em Educação em Ciências e Matemáticas, visando o acompanhamento contínuo dos projetos de pesquisa em desenvolvimento pelos mestrandos.

 

Área de Concentração: Educação em Ciências

 

Tendências em Educação em Ciências (3 créditos, 45 horas)

PPECM0004 - Ementa: A disciplina visa discutir concepções de ensino e de Ciências à luz das diversas tendências teórico-metodológicas-epistemológicas produzidas ao longo da história nacional e internacional da Educação em Ciências, assim como analisar as condições sociais que propiciaram a emergência de tais tendências, buscando compreendê-las em seus limites e possibilidades de contribuição para o ensino das Ciências.

 

Área de Concentração: Educação Matemática

 

Tendências em Educação Matemática (3 créditos, 45 horas)

PPECM0005 - Ementa: Promover seminários sobre as tendências em Educação Matemática com relação à pesquisa e sua aplicação nos diversos níveis de ensino com vistas a subsidiar os alunos interessados em pesquisar sobre Educação Matemática, de elementos norteadores para tal investigação.

 

Mestrado e Doutorado

 

1. Disciplinas optativas

 

A Formação do Professor Formador de Professor (3 créditos, 45 horas)

PPECM0020 – Ementa: A formação de professores de Ciências e Matemática dentro de uma nova cultura profissional. A formação com desenvolvimento profissional de professores pesquisadores e reflexivos sobre suas práticas. O papel da pesquisa no Desenvolvimento Profissional dos Formadores de professores de Ciências e Matemática. Os formadores e as pesquisas no ensino da área de Ciências e Matemática. O papel da pesquisa no Desenvolvimento Profissional dos Formadores.

 

Afetividade e Construção de Conhecimento: enfoque sociocultural (3 créditos, 45 horas)

PPECM0034 – Ementa: Conceitos básicos da perspectiva histórico-cultural. Mediação semiótica: instrumento e signo. Desenvolvimento e aprendizagem. Zona de desenvolvimento proximal. Pensamento e linguagem. Conceitos cotidianos e conceitos científicos. Cognição e Afetividade. Pesquisas sobre construção de conhecimentos científicos nas interações professor-aluno e entre alunos. Pesquisas sobre motivação e afetividade relacionadas a construção de conhecimentos científicos.

 

As Entranhas da Vida na Escola: a aventura de redescobri-la baseada em problemas (3 créditos, 45 horas)

PPECM0019 – Ementa: A disciplina visa a construção do plano individual de atividades do professor e do aluno para o Ensino de Ciências e Biologia para a escola básica, de acordo com as novas diretrizes curriculares. Para tanto, pretende construir um sentido melhor para o ensino das Ciências da Vida na Escola, buscando interconectar os vasos comunicantes da natureza e a necessidade de integrar os professores e as disciplinas para resolver problemas. Neste sentido, busca-se selecionar problemas, discutindo-se os limites e impedimentos para a obtenção das mudanças desejáveis, bem como a formação de professores, no âmbito do 'saber fazer', para a atinência de tais transformações.

 

Ciência e Cidadania (3 créditos, 45 horas)

PPECM0024 – Ementa: Esta disciplina tem como objetivo possibilitar aos mestrandos elementos para a discussão da relevância do conhecimento básico de ciências para o cidadão, buscando compreender a importância do ciclo da água para a vida no planeta; o papel dos agentes de limpeza no cotidiano; o emprego de aditivos químicos na industrialização de alimentos; a origem de aromas e sabores artificiais; o efeito estufa e as consequências do buraco na camada de ozônio.

 

Cinema, Escrita, Experiência e Formação (3 créditos, 45 horas)

PPECM0110 – Ementa: O filme contém entre seus movimentos e mecanismos, uma força expressiva que pode esclarecer as formas pelas quais o espectador se relaciona com o que ele percebe. Esse processo é “resultante da dinâmica de atenção, imaginação, memória e criatividade”. Como esses itens estão mostrando como um objeto de reflexão e formação, presume-se que o filme é um texto, e como tal é visto lentamente, com uma atitude de ruptura de suas partes, o que possibilita ser compreendido e decifrado em suas imagens e reflexões a partir de nossa sensibilidade de espectadores videntes. Assim, por meio de breve apresentação e imersão em diferentes formas de linguagem cinematográfica e exercícios ilustrativos, será proposto aos participantes que organizem as imagens cinematográficas, de modo a deslocar o olhar para o sentido que o filme provoca no espectador, restituindo toda a potência e ambiguidade de expressão e comunicação da linguagem cinematográfica. As aulas têm o propósito de abordar temáticas que criam conexões e correspondências entre a dimensão do visível e a dimensão autobiográfica, entre as histórias de formação, de educação sentimental e educação da experiência e da escrita.

 

Didática da Matemática (3 créditos, 45 horas)

PPECM0033 – Ementa: Introdução à didática da matemática, dialética ferramenta-objeto, jogo de quadros, registro de representação semiótica, transposição didática, contrato didático, avaliação e contrato didático, teoria das situações didáticas (situação didática, situação adidática, situação-problema); erros e obstáculos, noção de concepção (obstáculo epistemológico, obstáculo didático, obstáculo psicológico); conceitos fundamentais da didática: perspectivas trazidas pela abordagem antropológica.

 

Educação Ambiental (3 créditos, 45 horas)

PPECM0021 – Ementa: A disciplina visa discutir os indicativos internacionais, nacionais e locais para a Educação Ambiental (EA); os marcos teóricos de uma Educação Ambiental ética, interdisciplinar e transversal; a biodiversidade socioambiental; a visão de transversalidade e o lugar do educador ambiental no contexto de uma educação pós-moderna; prática docente e a Educação Ambiental; atividades e materiais didáticos em Educação Ambiental; Educação ambiental e formação de professores.

 

Filosofia da Educação (3 créditos, 45 horas)

PPECM0134 – Ementa: pensar e discutir a ideia de uma linguagem dogmática e um pensamento sem imagem; pensamento da diferença relacionando essa perspectiva a uma educação por via da imanência.

 

Fundamentos de Didática da Matemática (3 créditos, 45 horas)

PPECM0129 – Ementa: estudos de modelos e teorias para análise dos fenômenos de ensino e aprendizagem da matemática em ambiente didático. Investigação dos fatores que influenciam o ensino e a aprendizagem matemática e o estudo de condições que favorecem a sua aquisição pelos alunos. Planejamento e avaliação da matemática.

 

Fundamentos Históricos Epistemológicos da Educação Matemática (3 créditos, 45 horas)

PPECM0016 – Ementa: A disciplina visa abordar a Educação Matemática enquanto campo de pesquisa, de ensino-aprendizagem e campo profissional, numa perspectiva histórica e epistemológica, tendo em vista as inter-relações entre ciência, conhecimento matemático e educação, nas suas interações com a sociedade.

 

Interpretação e Comunicação em Matemática (3 créditos, 45 horas)

PPECM0036 – Ementa: Analisar, refletir e compreender por meio da leitura de textos de autores consagrados na Educação e Filosofia da Matemática: a leitura e a interpretação de um texto escrito em linguagem matemática que exige não apenas a tradução de seus símbolos para a linguagem natural, como também a busca dos sentidos que estão além dessa tradução; - a interpretação de regras matemáticas implícitas em um enunciado matemático escrito em linguagem natural; - o processo de objetividade e subjetividade na construção de textos matemáticos; - o papel da semântica, da sintaxe e da pragmática na leitura e interpretação do texto matemático; - a produção de sentidos e a construção de conceitos matemáticos no processo de ensino e aprendizagem; - a importância da comunicação e do diálogo entre professor e aluno para a aprendizagem da Matemática.

 

Meio Ambiente e Formação Docente (3 créditos, 45 horas)

PPECM0106 – Ementa: A questão ambiental e a identidade, saberes profissionais, práticas formativas e campo de atuação político-pedagógico. Correntes em Educação Ambiental e as concepções do Meio Ambiente. Abordagens da Educação Ambiental e elementos para uma educação crítica. As relações homem-sociedade-ambiente. Sustentabilidade e Educação Ambiental. Meio Ambiente e desafios para uma educação no século XXI.

 

Metodologia para História da Ciência e da Educação (3 créditos, 45 horas)

PPECM0135 – Ementa: Estudos filosófico, sobretudo contemporâneo, visando a aprendizagem dos métodos utilizados na História das Ciências no sentido de utilizá-los na construção de artigos, dissertações e tese sobre o tema.

 

Modelagem Matemática (3 créditos, 45 horas)

PPECM0014 - Ementa: A disciplina visa apresentar o processo de modelagem matemática como gerador de um ambiente de ensino-aprendizagem. No ambiente gerado, os conteúdos matemáticos emergem de forma natural tanto na abordagem dos problemas do cotidiano como nos problemas já formalizados em outras ciências. O processo permite também, trabalhar os conteúdos matemáticos sob diferentes perspectivas inclusive a sócio-crítica. A modelagem matemática estimula a prática da pesquisa em matemática articulada ao ensino.

 

Modelos Didáticos para o Ensino de Ciência/Química (3 créditos, 45 horas)

PPECM0017 – Ementa: Esta disciplina tem como objetivo desenvolver competências e habilidades dos mestrandos na elaboração de modelos didáticos capazes de facilitar a compreensão da estrutura íntima dos materiais e as transformações químicas que neles ocorrem. O propósito é oferecer subsídios capazes de dinamizar as aulas de Ciências/Química.

 

Leitura e Escrita na Matemática (3 créditos, 45 horas)

PPECM0105 – Ementa: A proposta da disciplina é apresentar alguns conceitos fundamentais dos teóricos que trabalham com linguagem e em especial com a linguagem matemática, bem como possibilitar a análise do processo de leitura e de escrita de textos no ensino e aprendizagem da matemática. Objetivos - Analisar a produção de significados do aluno-leitor na interpretação de textos matemáticos. Investigar a produção de textos matemáticos, bem como o ritual da prova matemática como espaço de autoria do aluno. Compreender o processo de objetividade e subjetividade na construção de textos matemáticos. Analisar o papel da semântica e da sintaxe na leitura e interpretação do texto matemático. Compreender a interpretação dos registros de representação semióticos através da linguagem natural. Analisar a produção de sentidos e a construção de conceitos matemáticos no processo de ensino e aprendizagem. Programa da disciplina: Leitura e interpretação de textos matemáticos. A leitura e o leitor-aluno. Produção de textos em linguagem matemática. Autoria e escrita. A prova matemática. O estilo na construção do objeto matemático. A complexidade do objeto matemático. Semântica e sintaxe. Os símbolos e os significados. Registros de representação semiótica e compreensão de conceitos matemáticos. Língua formal e língua natural. Campo conceitual da Matemática. Os conceitos da matemática e os conceitos do cotidiano. Metodologia: A disciplina terá uma abordagem teórico-prática: • Aulas expositivas • Leitura e análise de textos selecionados • Pesquisa bibliográfica • Discussões dirigidas em pequenos grupos • Seminários • Estudos individuais e grupais. Avaliação: O diagnóstico dos alunos levará em conta os objetivos da disciplina e se fará através de: • Observação do desempenho, da disponibilidade, do comprometimento e responsabilidade • Produção de textos e sínteses referentes aos temas abordados nos conteúdos programáticos da disciplina • Trabalhos individuais e grupais evidenciando as relações entre os aspectos teóricos e práticos •Elaboração de uma monografia que contemple os temas tratados nesta disciplina

 

O Livro Didático no Ensino de Ciências (3 créditos, 45 horas)

PPECM0018 – Ementa: Análise de livros didáticos de ciências, buscando elaborar critérios para avaliar aspectos neles contidos, que influenciam na aprendizagem de conhecimentos científicos. Nesta perspectiva, propõe-se nesta disciplina construir alternativas para enfrentar problemas observados na bibliografia utilizada no Ensino Médio.

 

Pensamento e Linguagem no Ensino de Ciências e Matemática (3 créditos, 45 horas)

PPECM0009 - Ementa:  Determinantes do comportamento humano. Pensamento e linguagem na evolução da espécie humana. Cultura e cognição. Atividade mediada: instrumento e signo. Internalização das funções psicológicas superiores. Zona de desenvolvimento proximal. Desenvolvimento da linguagem da criança. Conceitos cotidianos e conceitos científicos. O papel do brinquedo no desenvolvimento. A pré-história da linguagem escrita. Pesquisas sobre processos de ensino e de aprendizagem de Ciências e Matemática.

 

Pesquisa Etnomatemática (3 créditos, 45 horas)

PPECM0011 - Ementa: Abordagem teórica da Etnomatemática enquanto Programa de Pesquisa; Caracterização de aspectos teóricos e metodológicos das pesquisas em etnomatemática em suas várias dimensões (histórica, política, cognitiva e educacional); Análise de pesquisas em Etnomatemática sob a dimensão educacional: desenvolvimento de propostas de ensino de matemática, formação de professores, produção de atividades e vídeos.

 

Reconstrução por Tomada de Consciência de Conceitos Matemáticos Básicos (3 créditos, 45 horas)

PPECM0084 -  Ementa: Esta disciplina tem como objetivo principal levar os mestrandos e doutorandos à tomada de consciência tardia dos conceitos matemáticos básicos que os professores supostamente aprenderam, mas que de fato apenas internalizaram na forma de receita pronta e, por serem básicos não são abordados na graduação, tornando-se obstáculos didáticos tanto para o ensino como para a aprendizagem. Os aspectos teóricos que embasam a disciplina são fundamentalmente: 1. A tomada de Consciência tardia segundo Piaget; 2. A reflexão na ação segundo Donald Schön. Estes aspectos teóricos fundamentam a proposta da disciplina que visa responder questões como: Você sabe (dividir, por exemplo)? Como se articulam as operações aritméticas e algébricas?

 

Relação Entre Álgebra, Aritmética e Geometria (3 créditos, 45 horas)

PPECM0073 – Ementa: Nesta disciplina serão discutidas as relações entre a Aritmética, Álgebra e Geometria visando fornecer subsídios para a realização de pesquisas e ensino desses tópicos no ensino fundamental, médio e superior.

 

Seminário Temático (2 créditos, 30 horas)

PPECM0123 – Ementa: Seminários com temas diversos, geralmente ofertados por docentes visitantes, abordando o assunto de sua especialidade ou sobre o qual pesquisam.

 

Semiótica, Educação Matemática e Cultura Amazônica (3 créditos, 45 horas)

PPECM0088 – Ementa; A disciplina tem por objetivo apresentar a semiótica, sua origem epistemológica e teórica, abordando com uma teoria da significação e como pressuposto metodológico para a análise e descrição de vários discursos e práticas sociais na educação, na matemática, no contexto da cultura amazônica, efetivando um estudo das suas dimensões significantes.

 

Sociologia da Matemática (2 créditos, 30 horas)

PPECM0001 - Ementa: O conhecimento científico. A sociologia. A sociologia do conhecimento. A sociologia da matemática. Consequências metodológicas da sociologia matemática.

 

Tópicos de Conteúdos Específicos de Matemática (3 créditos, 45 horas)

PPECM0029 – Ementa: Esta disciplina é apresentada com ementa em aberto, uma vez que se destina a atender conteúdos específicos de interesse dos mestrandos. Será organizada a cada ano, mediante sondagem prévia dos alunos.

 

Tópicos de Conteúdos Específicos de Ciências Naturais (3 créditos, 45 horas)

PPECM0026 – Ementa: Esta disciplina é apresentada com ementa em aberto, uma vez que o propósito é desenvolver conteúdos de Ciências Naturais de interesse dos mestrandos. Será realizada sondagem prévia com os alunos, para a organização/oferta da disciplina a cada ano.

 

Tópicos de Educação Matemática Critica (3 créditos, 45 horas)

PPECM0028 – Ementa: Considerando a necessária tomada de consciência da matematização das ações sociais desejada pela educação matemática crítica e sobre as dificuldades de professores e estudantes em modelagem matemática de situações reais apontadas por diferentes autores, refletimos sobre o fazer de modelagem matemática nas práticas sociais e o fazer matemático formal de modo a contextualizar esses afazeres no ambiente de ação escolar sob a ótica da teoria antropológica do didático. A partir de objetos matemáticos do ensino básico, exploramos exemplos escolares e a analises de situações de ações sociais, buscando evidenciar que é possível construir sequências didáticas, ou transposições didáticas, que podem contornar dificuldades na construção de modelos de situações reais e revelem o fazer de modelagem crítica como um fazer matemático da escola.

 

Tópicos Especiais em Ciências (3 créditos, 45 horas)

PPECM0025 – Ementa: variável, conforme os conteúdos a serem desenvolvidos por demanda de grupos de mestrandos ou por oferta de docentes internos ou externos ao programa.

 

Tópicos Especiais em Física do Meio Ambiente (3 créditos, 45 horas)

PPECM0022 – Ementa: A disciplina visa trabalhar conceitos e princípios físicos presentes em diversos mecanismos de poluição e controle ambiental. O número e a natureza dos temas a serem desenvolvidos nesta disciplina deverão ser definidos pelo professor, de modo a contemplar os interesses do grupo de alunos em função dos trabalhos que estão se propondo a desenvolver.

 

Tópicos Especiais em Física, Sociedade e Tecnologia (3 créditos, 45 horas)

PPECM0023 Ementa: A disciplina visa identificar princípios e conceitos físicos envolvidos em diversos processos tecnológicos presentes em nossas atividades diárias, estabelecendo relações entre o saber físico e o seu poder de transformação da sociedade. O número e a natureza dos temas a serem desenvolvidos nesta disciplina deverão ser definidos pelo professor, de modo a contemplar os interesses do grupo de alunos em função dos trabalhos que estão se propondo a desenvolver.

 

Tópicos Especiais em Matemáticas (3 créditos, 45 horas)

PPECM0027 – Ementa: variável, conforme os conteúdos a serem desenvolvidos por demanda de grupos de mestrandos ou por oferta de docentes internos ou externos ao programa.

 

Tradução de Textos Matemáticos (3 créditos, 45 horas)

PPECM0136 – Ementa: Esta disciplina tem o objetivo de discutir alguns problemas encontrado na tradução de textos escritos em linguagem matemática para linguagem natural, em situação de ensino e aprendizagem.

 

2. Atividades obrigatórias – Participação em Grupos de Pesquisa do PPGECM

 

A proposta curricular do PPGECM é organizada em atividades curriculares obrigatórias (disciplinas, grupos, seminários de pesquisa) e ainda, atividades curriculares eletivas (disciplinas, seminários, trabalhos técnicos) com carga-horária e créditos definidos. Os Grupos de Estudos e Pesquisas cadastrados no PPGECM constituem-se de reuniões semanais com carga-horária destinada para esses fins.

 

Grupo de Estudos e Pesquisas em Cultura e Subjetividade na Educação em Ciências (3 créditos, 45 horas)

 

Grupo de Estudos e Pesquisas em Didática da Matemática (3 créditos, 45 horas)

 

Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Patrimonial Ambiental (3 créditos, 45 horas)

 

Grupo de Estudos e Pesquisa em Filosofia e História da Ciência (3 créditos, 45 horas)

 

Grupo de Estudos e Pesquisas em Linguagem Matemática (3 créditos, 45 horas)

 

Grupo de Estudos e Pesquisas em Modelagem Matemática (3 créditos, 45 horas)

 

Grupo de Estudos e Pesquisas em Tecnologia da Informação e Comunicação em Educação (3 créditos, 45 horas)

 

Grupo de Estudos em Educação Matemática e Cultura Amazônica (3 créditos, 45 horas)

 

Grupo de Estudos em História e Ensino de Matemática (3 créditos, 45 horas)

 

Grupo de Pesquisa em Educação em Ciências, Matemáticas e Inclusão (3 créditos, 45 horas)

 

Grupo de Pesquisa (Trans) Formar (3 créditos, 45 horas)

 

Grupo de Pesquisas em Educação em Ciência, Tecnologia, Sociedade e Ambiente (3 créditos, 45 horas)